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Home - Economia - Receita da NFL é cinco vezes maior do que a publicidade no Brasil

Receita da NFL é cinco vezes maior do que a publicidade no Brasil

Escrito por Eugenio Goussinsky7 de fevereiro de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
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NFL Kansas City Chiefs
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A cada temporada, a National Football League (NFL) vem quebrando recordes de arrecadação que a colocam como a maior liga do mundo em receitas. A receita da NFL em 2023 chegou a cerca de US$ 20 bilhões (18,7 bilhões, segundo a Deloitte Annual Review of Football Finance). O valor é equivalente a R$ 107,8 bilhões.

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Como comparação, no Brasil, todos os investimentos em publicidade, em todos os setores, chegaram a R$ 23,4 bilhões em 2023, segundo o estudo Cenp-Meios, do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Somente a receita anual da NFL, portanto, é quase cinco vezes maior (4,6) do que a de todos os anúncios que movimentam as agências no Brasil.

O valor total de R$ 23,4 bilhões da publicidade no Brasil veio dos seguintes segmentos: televisão aberta: R$ 9,28 bilhões (39,6% do total); internet: R$ 8,96 bilhão (38,2% do total); mídia exterior: R$ 2,53 bilhão (10,8% do total); televisão por assinatura: R$ 1,16 bilhão (5,0% do total); rádio: R$ 975,8 milhões (4,2% do total); jornal: R$ 367,6 milhões (1,6% do total); revista: R$ 86,2 milhões (0,4% do total); cinema: R$ 68,0 milhões (0,3% do total).

Tamanha diferença, conforme afirma a Oeste Paulo Azevedo, doutor em Administração e professor de estratégia financeira do Ibmec São Paulo, se deve, em grande parte, ao potencial da mídia norte-americana. Há décadas, ela é capaz de criar valor em atividades dos mais diversos tipos. A NFL é um dos expoentes deste modelo bem-sucedido.

“A criação desse valor gera a possibilidade de apropriação de valor, como é estudado em estratégia empresarial”, afirma o especialista. Neste sentido, a publicidade se encaixou à própria cultura norte-americana, apreciadora do esporte há mais de um século. E se utilizou dele para gerar receitas.

“Os clientes que veem valor nos produtos estão dispostos a pagar mais por eles”, observa Azevedo. “Isso ajuda na venda de ingressos, na compra de produtos derivados do evento e na fidelização de clientes.”

Equipes da NFL também lucraram

A temporada de 2024-2025 se encerra no próximo domingo, 9, com a partida entre o Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles.

Este jogo final, conhecido como Super Bowl, reúne, em um evento que engloba patrocínios milionários e show de artistas de peso, os vencedores Conferência Americana (AFC) e da Conferência Nacional (NFC), durante a temporada regular.

Somente este jogo gera uma receita de pelo menos US$ 3 bilhões. Todas as equipes participantes da temporada, porém, lucraram.

Cada uma das 32 equipes da liga recebeu US$ 372 milhões (R$ 2,1 bilhões). Os recursos vieram de direitos de transmissão nacionais, patrocínios, venda de produtos licenciados e licenciamentos e foram distribuídos pela NFL, que ficou com uma parte do lucro.

Leia também: “Jogo dos bilhões”, artigo de Eugenio Goussinsky publicado na Edição 255 da Revista Oeste

“A NFL, faz algumas décadas, deixou de ser um liga esportiva somente”, explica Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil à Exame. “Cada um de seus jogos é visto pelos norte-americanos como uma celebração de sua cultura competitiva. É a principal atração da mais rica e próspera economia do mundo, e seguirá sendo a mais valiosa liga do planeta, no mínimo, por mais algumas décadas.”

A COO da Roc Nation Sports no Brasil é uma empresa de entretenimento norte-americana comandada pelo rapper Jay-Z. Centenas de atletas são gerenciados por ela.

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Roger Goodell, comissário da NFL, revelou a proprietários, segundo o EUA hojeque o objetivo da liga é ultrapassar US$ 25 bilhões (R$ 144,2 bilhões) em receitas até 2027. A promessa foi feita em 2010, quando a NFL gerava algo em torno de US$ 8 bilhões (R$ 46,1 bilhões).

Leia mais: “Brasil acumula déficit comercial com os EUA desde 2009”

Outras duas ligas norte-americanas: a Major League Baseball (MLB) e a National Basketball Association (NBA), ambas com US$ 10,9 bilhões (R$ 62,8 bilhões), vêm atrás da NFL, mas também com arrecadações imponentes.

Em 2023, para se ter uma ideia, a Premier League (liga de futebol da Inglaterra), a mais rentável da Europa, gerou U$ 7,2 bilhões em receitas (R$ 41,5 bilhões), segundo a Sports Value. Já o Campeonato Brasileiro de futebol gerou uma receita de US$1,8 bilhão.

“Os Estados Unidos já têm uma tradição histórica de transformar os esportes em eventos midiáticos, explorando seus diversos aspectos comerciais e de publicidade”, completa Azevedo.





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Eugenio Goussinsky

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