Enquanto o Brasil se prepara para uma das festas mais animadas do ano, há quem prefira aproveitar o feriado de Carnaval para descansar longe da agitação dos blocos e foliões.
No Estado de São Paulo, existem destinos perfeitos para quem busca tranquilidade, contato com a natureza ou um momento de paz.
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) listou seis opções de destinos para quem quer fugir da folia neste ano.
Leia mais:
Campos do Jordão
A famosa Estância Turística de Campos do Jordão localiza-se a 173 quilômetros de São Paulo, em plena Serra da Mantiqueira. A 1,6 mil metros de altitude, é a cidade mais alta do Estado de São Paulo e oferece muitos atrativos.
Além disso, a cidade também é conhecida como “Suíça Brasileira” e é um sucesso turístico durante todo o ano, inclusive no Carnaval. Motivos para isso não faltam: o clima serrano, a neblina, o ar puro e o verde da Mata Atlântica são ingredientes que emolduram a cidade.
Alguns atrativos imperdíveis são: Parque Estadual de Campos do Jordão, uma unidade de preservação ambiental situada na Serra da Mantiqueira; Vila Capivari, bairro temático com inspiração europeia; e Morro do Elefante, a 1,8 mil metros de altitude, que oferece vista panorâmica da região.
Águas de Lindoia
Já a Estância Turística de Águas de Lindoia, com 17 mil habitantes e distante 151 quilômetros da capital paulista, é ideal para famílias que procuram um lugar para se divertir e relaxar com o clima de tranquilidade.
O Balneário Municipal e o Thermas da cidade são boas opções para quem busca um roteiro relaxante, desde banhos especiais, massagens, piscinas com águas que nascem do solo até mesmo os belos jardins criados pelo paisagista Roberto Burle Marx.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Destino conhecido como a Capital Termal do Brasil, Águas de Lindoia também agrega outros atrativos, como passeios pelas propriedades rurais do município e cavalgadas, para aqueles que buscam pouco mais de aventura. O município também se destaca pela expressiva rede hoteleira, com o maior número de leitos por área urbana do Brasil.
Cruzeiro
Mais um destino interessante: com 74 mil habitantes e distante 216 quilômetros da capital paulista, Cruzeiro é um destino com grande potencial turístico para o período de Carnaval, em especial para os encontros de balonismo que colorem os céus do município.
No turismo de aventura, há o Pico do Itaguaré, um dos pontos mais procurados da Serra da Mantiqueira. Seu topo se localiza a 2,3 mil metros de altitude, de onde é possível avistar todo o Vale do Paraíba.
Cruzeiro também é conhecida como a capital da Revolução de 1932, período que deixou marcas no município. É o caso do Grande Túnel da Mantiqueira, marco histórico local inaugurado em 1882 pelo imperador D. Pedro II.
Iporanga
O município de Iporanga, que em tradução do tupi significa “água bonita”, integra a região turística Cavernas da Mata Atlântica. Com 4 mil habitantes e localizado a 304 quilômetros de São Paulo, o município oferece pousadas para todos os perfis de turistas, como famílias, casais e grupos de viajantes.
O turismo de aventura e o ecoturismo são as marcas desta cidade, que é conhecida como “Capital das Cavernas”, pela grande incidência de cavernas calcárias na área do município. São cerca de 360 formações do tipo.
É um dos locais mais procurados para a prática de esportes de aventura com espeleologia, rapel, boia cross, Cascading e bicicleta; e de algumas atividades como educação ambiental, fotografia e observação da natureza.
Que
“O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior”, disse o ministro das Comunicações, Higino Corsetti, em 1973, quando um orelhão gigante foi instalado na cidade. Foi assim que Itu, com 168 mil habitantes e distante 99 quilômetros de São Paulo, desabrochou para o turismo no país.
No âmbito turístico, a cidade não poupa esforços. Em termos de estrutura e opções de lazer e descanso, Itu possui fazendas prontas para receber turistas por um fim de semana, bem como áreas de camping e pousadas para aqueles que querem fugir do Carnaval.
Além disso, muitos monumentos religiosos ituanos têm mobiliário preservado, obras sacras e pinturas que remontam à época dos bandeirantes.
Torrinha
Torrinha, com 9 mil habitantes e distante 269 quilômetros da capital paulista, fica na região turística Serra do Itaqueri. A cidade sempre teve sua economia baseada no café, motivo pelo qual foi construída em 1886 a Estação Ferroviária de Torrinha, hoje inteiramente restaurada.
Quanto ao turismo religioso, Torrinha dispõe do Mosteiro do Paraíso. O monastério foi fundado a partir de uma capela em homenagem a São José, construída por volta de 1920, ano em que surge no local uma vila de colonos italianos.
Além da religiosidade, o município tem ao menos 52 cachoeiras, com várias delas abertas à visitação, como a Cachoeira do Paraíso, com impressionantes 85 metros de altura, e a Cachoeira do Bissoli, com 76 metros.
Carnaval deste ano abrange fevereiro e março
A terça-feira de Carnaval em 2025 cairá no dia 4 de março. Isso significa que, na maior parte das cidades onde a festa será celebrada, o começo oficial deve ocorrer na noite de sexta-feira, 28 de fevereiro, ou no sábado, 1º de março.
Dessa forma, o período completo do Carnaval de 2025 engloba os dias 28 de fevereiro e 1º, 2, 3, 4 e 5 de março.
Leia também: “Uma festa sem máscaras e sem vergonha”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 153 da Revista Oeste
A Páscoa, que é um dos fatores determinantes para estabelecer o calendário do Carnaval, será comemorada em 20 de abril, enquanto o feriado de Corpus Christi cairá em 19 de junho.
As datas religiosas para 2025 estão registradas em um calendário divulgado no livro Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasilda Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).