Com base em estudos globais da companhia, relatório Workpulse 2024 adianta previsões para 2025 e apresenta quatro pilares essenciais que deverão nortear a estratégia de talentos das empresas
A busca por empregadores que ofereçam crescimento profissional se tornou fator decisivo de escolha para talentos no mercado de trabalho, é o que mostra o último relatório da Randstad Brasil, o Workpulse 2024. A pesquisa aponta que 70% dos profissionais em 34 mercados pelo mundo consideram a progressão de carreira um dos critérios mais importantes ao avaliar um ambiente de trabalho, o que reforça a necessidade das empresas pensarem em práticas de desenvolvimento contínuo.
Dados do levantamento mostram, ainda, que 72% dos profissionais acreditam que o treinamento e o desenvolvimento são fundamentais tanto para a segurança em seus empregos atuais quanto para a preparação diante dos desafios futuros que o mercado impõe. Nesse sentido, a ausência de oportunidades de crescimento profissional está desenhando um cenário preocupante para as empresas, pois colaboradores sem acesso a programas de desenvolvimento são quase duas vezes mais propensos a buscar novas oportunidades no mercado.
Outro fator de atenção no ambiente corporativo é a discrepância entre a progressão na carreira e a remuneração. Apesar do desejo dos profissionais por crescimento e novos desafios, a falta de reconhecimento financeiro adequado gera frustração. Essa disparidade se torna ainda mais evidente em um mercado de trabalho altamente competitivo, onde os talentos mais qualificados são disputados ativamente pelos empregadores.
Neste cenário, é fundamental para as empresas investir em programas de desenvolvimento contínuo e trilhas de carreira personalizadas. Ao oferecer oportunidades de crescimento que atendam às aspirações dos profissionais modernos, as organizações não apenas retêm talentos, mas também estimulam a inovação e a produtividade. Empresas que integram essa cultura de aprendizado compreendem que o desenvolvimento de seus colaboradores é um investimento estratégico que impulsiona o sucesso do negócio como um todo.
“Os profissionais de hoje não buscam apenas estabilidade, eles procuram impacto em suas jornadas. Para responder a essa nova expectativa, as empresas devem criar uma cultura que valorize o aprendizado contínuo, em que o desenvolvimento pessoal seja tão celebrado quanto os resultados financeiros. Isso promove um ambiente de realização e motivação, alinhando as ambições individuais aos objetivos organizacionais” analisa Wladimir Parada, Diretor Comercial da Randstad Brasil.
Para atender demandas de progressão de carreira, o relatório sugere a criação de grupos de mentoria mútua focados em discutir desafios e oportunidades, a realização de workshops de autoconhecimento que ofereçam oficinas focadas em inteligência emocional, além de incentivar movimentos entre diferentes projetos e funções, que possibilite a construção de carreiras diversificadas e trajetórias dinâmicas.
O relatório Workpulse 2024 da Randstad pode ser acessado gratuitamente aqui.
Sobre a Randstad
Fundada em 1960, na Holanda, a Randstad é líder em recrutamento e soluções completas de recursos humanos, com presença consolidada em 39 países, onde emprega diariamente mais de 500 mil pessoas. Com quatro especializações, a Randstad atua como parceira dos talentos e atende empresas de todo o mundo em seus desafios de gestão de pessoas e em diferentes áreas de negócios. A companhia também impulsiona a carreira de milhares de profissionais por meio de suas oportunidades de trabalho. No Brasil, desde 2011, conta com mais de 1000 colaboradores, e já contratou mais de 300 mil pessoas em todas as regiões do país.
Atendimento à Imprensa: [email protected]