No próximo dia 3 de fevereiro, o Conselho Superior do Agronegócio (COSAG) da Fiesp dará início aos trabalhos de 2025 com um tema de extrema relevância: “Segurança alimentar e sanitária: como buscar a erradicação da fome com qualidade”. O encontro contará com a presença de Luis Madi, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e coordenador da plataforma de inovação tecnológica do Instituto Tecnológico de Alimentos (ITAL).
Durante o evento, Luis Madi apresentará o projeto Comer com Ciência, desenvolvido pelo ITAL, que tem como objetivo promover o conhecimento sobre alimentos industrializados de forma clara e científica. O projeto busca desmistificar preconceitos e disseminar informações técnicas e confiáveis sobre o papel dos alimentos processados na nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade.
“A segurança alimentar é uma preocupação global que exige soluções integradas e imediatas. Paralelamente, é necessário levar informações técnicas à sociedade para combater a desinformação que muitas vezes impede escolhas conscientes. O projeto Comer com Ciência tem essa missão: aproximar a ciência da população, esclarecer mitos e destacar o papel positivo dos alimentos processados na redução do desperdício e no acesso a uma alimentação de qualidade”, explica Madi.
Segundo ele, o diferencial do projeto está na promoção de uma **educação alimentar baseada em ciência**. “A população mais culta, que tem acesso a essas pesquisas, consegue desenvolver um pensamento crítico e discernir mitos e verdades. No entanto, a grande massa, especialmente os jovens, muitas vezes recebe desinformações ou conceitos rasos que não contribuem para escolhas conscientes”, completa.
“Acreditamos que informações embasadas e acessíveis são fundamentais para transformar a relação das pessoas com os alimentos processados. Esse conhecimento empodera a sociedade e promove escolhas alimentares mais conscientes, contribuindo para um futuro sustentável”, ressalta Madi.
O COSAG, órgão técnico-estratégico da Fiesp coordenado pelo Instituto Roberto Simonsen, reafirma seu papel como um dos mais importantes fóruns de ideias e soluções para o setor. A presença de Luis Madi na abertura dos trabalhos, somada à apresentação do projeto Comer com Ciência, reflete o compromisso com a inovação, o conhecimento científico e a busca por soluções que beneficiem a sociedade como um todo.
Para mais informações sobre o projeto Comer com Ciência comercomcienciaoficial no Instagram.
![]() |
Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo (SP), com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, por sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. Não podemos deixar de lembrar que a evolução da civilização só foi possível devido à agricultura. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa, assim como a larga experiência dos agricultores, seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: Link. Acompanhe também o CCAS nas redes sociais:
Facebook:Link
Instagram: Link
LinkedIn:Link
Informações para Imprensa:
Alfapress Comunicações
Mariana Cremasco
MTB: 60.856/SP
19 99781-6909
[email protected]