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Home - Brasil - concluída há 2 anos, ponte Brasil-Paraguai nunca recebeu tráfico

concluída há 2 anos, ponte Brasil-Paraguai nunca recebeu tráfico

Escrito por Redação Oeste27 de janeiro de 2025Updated:27 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
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Concluída há 2 anos, ponte Brasil-Paraguai nunca recebeu tráfego
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Neste termo de janeiro, Oeste traz novamente aos leitores reportagens que fizeram sucesso ao longo do último mês de 2024. O texto aquém, publicado originalmente em 30 de dezembro, informa que a Ponte da Integração, na fronteira do Brasil com o Paraguai, completou dois anos sem receber tráfico.

Leia a reportagem

Dois anos depois de permanecer pronta, a Ponte da Integração ainda não tem previsão de receber tráfico de veículos, devido à falta de infraestrutura necessária para permitir o chegada. A ponte é a segunda relação entre o Brasil e o Paraguai e seria uma rota opção para serenar o fluxo na fronteira entre os dois países na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

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A novidade promessa é que a inauguração solene da Ponte da Integração, que já foi adiada várias vezes, aconteça em dezembro de 2025, embora a demanda por essa estrutura seja antiga. Há quase 60 anos, os moradores do oeste paranaense pedem uma opção para cruzar a fronteira, atualmente feita pela Ponte da Amizade, situada na região da Tríplice Fronteira.

Vídeo do YouTube

Por desculpa da subida demanda mercantil entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Levante, há longas filas e engarrafamentos nessa primeira ponte, com tempo de espera que pode ultrapassar três horas.

Inauguração da ponte depende da desfecho de rodovias de chegada e aduanas

O Ministério dos Transportes confirmou à Publicação do Povo que a obra será entregue até o final do segundo semestre de 2025. Em nota, a pasta destacou que a estrutura meão já está concluída e que “estão em execução os acessos e a estrutura alfandegária”. A construção é fruto de um convênio entre o Estado do Paraná, a Itaipu Binacional e o Departamento Pátrio de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil) informou que uma das principais obras para liberar o tráfico na ponte é a construção da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em curso. Em outubro, a estrada estava com 46,27% das obras concluídas. A novidade rodovia ligará a BR-277 à Ponte da Integração Brasil−Paraguai e vai servir também porquê chegada à Ponte Tancredo Neves, que faz a relação com a Argentina.

Falta de infraestrutura necessária impede o uso da nova ponte Brasil-Paraguai, mas o governo promete inaugurar oficialmente em 2025
Falta de infraestrutura necessária impede o uso da nova ponte Brasil-Paraguai, mas o governo promete inaugurar oficialmente em 2025
Perimetral Leste de Foz do Iguaçu estava com 46,27% de realização em outubro | Foto: Divulgação/DER-PR

A Perimetral Leste está sendo construída pela Seil, com governo e fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e financiamento da Itaipu Binacional, que já investiu tapume de R$ 63,3 milhões no projeto. A estrada vai conectar a Ponte da Integração ao bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, e seguirá até a Ponte da Fraternidade (Brasil−Argentina).

O projeto da Perimetral Leste envolve 15 km de rodovia, além de viadutos de chegada à Ponte Tancredo Neves, a Porto Iguaçu e no entroncamento com a Rodovia das Cataratas (BR-469).

Adicionalmente, é necessária a desfecho das novas instalações para as aduanas nas fronteiras com a Argentina e o Paraguai. Em resposta à Publicação do Povoa Itaipu Binacional disse ser “responsável pelos aportes financeiros das mencionadas obras, que estão sendo cumpridos rigorosamente, conforme convênio firmado entre as partes envolvidas”.

Hoje, na @B3realizamos com sucesso o leilão com o maior volume de investimento dos últimos anos, R$ 20 bi! O Lote 6 do conjunto de rodovias integradas do Paraná, BRs-277/163/469/PR e PRs-158/180/182/280/483, está leiloado para a EPR. Seguimos com o maior ciclo de leilões! pic.twitter.com/sh3mpbts00

— Ministério dos Transportes (@mtransportes) 19 de dezembro de 2024

Inauguração em 2025 é “expectativa otimista”, diz empresário

Roni Temp, presidente do Recomendação de Desenvolvimento da Região Trinacional (Codetri), disse à Publicação que o impacto econômico, social e financeiro do delonga da obra é “imensurável” para a região, que há décadas espera por essa opção de passagem na fronteira.

Para ele, a estimativa de lisura da Ponte da Integração para trânsito até o final de 2025 é uma “expectativa otimista” por secção das autoridades.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Já Danilo Vendruscolo, presidente da Associação Mercantil e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), disse ao jornal paranaense que a vagar já era esperada, tendo em vista a dificuldade da estrutura e os ajustes necessários, porquê o aumento do tamanho das aduanas nas fronteiras .






Leia a materia original do artigo

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Redação Oeste

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