A principal razão pela qual houve muito mais conversas em relação aos ETFs de Solana ultimamente é que o Regulador de Valores Mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission) deve ser muito mais amigável para criptografia sob o presidente dos EUA, recém-unedado, Donald Trump.
Durante o governo Biden, quando a SEC foi liderada por Gary Gensler, a SEC alegou que Sol (juntamente com uma lista bastante longa de outros ativos criptográficos) é uma segurança não registrada, talvez mais notavelmente nos processos que ela apresentou contra moeda e binância em 2023 Com essa incerteza regulatória em torno do SOL, uma aprovação do ETF de Solana parecia extremamente improvável antes da vitória de Trump nas eleições presidenciais.
Agora, no entanto, um ETF de Solana parece ser somente uma questão de tempo. Finalmente, Sol é o quarto maior ativo criptográfico por valor de mercado se excluirmos StableCoins, e os dois maiores ativos de criptografia, Bitcoin e Ethereum, já podem ser investidos por meio de ETFs nos Estados Unidos.
Neste item, explicaremos o que é um ETF da Solana e por que os investidores estão entusiasmados com o potencial de um resultado de investimento para fornecer um impulso suplementar ao preço do SOL. Também explicaremos por que pode levar até 2026 para que um ETF da Solana seja validado para negociar nos EUA, apesar do otimismo generalizado no mercado de criptografia no momento.
Principais destaques:
Confira:
- Posteriormente a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA, as chances de um ETF de Solana serem aprovadas nos Estados Unidos aumentaram dramaticamente.
- Um ETF da Solana permitiria que os investidores ganhassem exposição ao SOL sem ter que mourejar com trocas de criptomoedas e se preocupar em gerenciar suas chaves privadas.
- A SEC ainda possui ações em curso, alegando que a SOL é uma segurança, e é por isso que a aprovação do ETF da Solana pode levar mais tempo do que o esperado.
O que é o ETF Solana e por que os investidores estão entusiasmados com isso?
Solana é uma plataforma blockchain de cimo desempenho que pode mourejar com milhares de transações por segundo, mantendo as taxas no mínimo.
A plataforma também possui funcionalidade de contratos inteligentes, que permite aos usuários lançar o token personalizado em Solana e desenvolver todos os tipos de aplicativos descentralizados, variando de trocas de criptografia descentralizadas a sistemas econômicos que incentivam os usuários a manter redes 5G sem fio.
A unidade econômica básica do Solana Blockchain é Sol, uma criptomoeda usada para incentivar os usuários a operar os nós da Solana, de conformidade com as regras do protocolo. A Sol teve um incremento impressionante recentemente e atualmente está negociando com uma capitalização de mercado de mais de US $ 100 bilhões.
Um ETF da Solana é um veículo de investimento que negocia em uma bolsa de valores e mantém a criptomoeda Sol em nome dos investidores. Os investidores podem comprar e vender ações em um ETF, assim uma vez que em uma ação.
Os resultados do investimento de manter as ações em um ETF de Solana versus manter a criptomoeda Sol em uma troca de carteira ou criptografia devem ser idealmente muito semelhantes. No entanto, vale a pena ter em mente que os emissores de ETF cobram uma taxa de gerenciamento; portanto, manter um ETF da Solana pode resultar em retornos um pouco piores do que somente manter o SOL.
Apesar disso, os investidores da Sol estão entusiasmados com a aprovação potencial dos produtos Solana ETF por vários motivos.
Um ETF da Solana ofereceria uma maneira simplificada para os investidores ganharem exposição ao SOL sem a premência de velejar em trocas de criptomoeda ou gerenciar chaves privadas com sua própria carteira Solana. Esse tipo de resultado de investimento também simplificaria o processo para os investidores institucionais alocariam capital para sol e aumentar sua legitimidade uma vez que um ativo, potencialmente tornando mais interessante para investidores cautelosos ou conservadores.
Quando se trata do Bitcoin, o lançamento dos primeiros ETFs do Bitcoin tem sido um importante catalisador que ajudou o preço do BTC a depreender novos máximos de todos os tempos.
No caso do Ethereum, no entanto, os ETFs não tiveram quase tanto impacto no preço do ETH.
Requerentes do ETF Solana
Várias empresas de gerenciamento de ativos já apresentaram inscrições para listar os ETFs da Solana no mercado dos EUA.
A SEC ainda não aprovou nenhuma dessas aplicações, mas isso pode muito muito mudar em 2025. Vale a pena ter em mente que alguns dos maiores emissores de ETF não se inscrever Solana ETF Application, e a Fidelity também não pediu um resultado para esse resultado de investimento.
Quando é a data de aprovação do ETF do Solana?
Atualmente, não há data de aprovação do ETF do Solana definido. Embora vários aplicativos de ETF do Solana estejam ativos, a SEC terá muitas oportunidades para prorrogar suas decisões, desde que tenham preocupações notáveis em permitir esses produtos de investimento no mercado.
Atualmente, os apostadores no mercado de previsão de polymarkets estão dando uma chance de 89% para uma aprovação do ETF da Solana em 2025. No entanto, esse mercado de previsão é bastante pequeno, com um volume de pouco menos de US $ 50.000 em janeiro de 2025.
Não há garantia de que veremos um ETF da Solana validado em 2025
Em uma entrevista publicada em janeiro de 2025, o comentador da Bloomberg ETF James Seyfftart fez uma nota cautelosa sobre os ETFs de Solana, dizendo que pode levar até 2026 para que esse resultado seja validado nos Estados Unidos.
https://www.youtube.com/watch?v=2l2izgpzl-u
De conformidade com Seyftart, não devemos esperar que um ETF da Solana seja validado pela SEC, enquanto ainda existem ações em curso contra trocas de criptomoedas, alegando que a Sol e outros ativos criptográficos são títulos não registrados.
“Você não permitirá que a Divisão de Finanças Corporativas, a Divisão de Gerenciamento de Investimentos, a Divisão de Comércio e Mercados analisem esses ativos a serem colocados em um invólucro de ETF de commodities enquanto você tem outra divisão na SEC, dizendo que esses são valores mobiliários. ”
No entanto, Seyftart disse que os ETFs Altcoin nos Estados Unidos são “uma questão de quando, não se”.
A risca subordinado
Parece muito provável que um ETF de Solana seja validado em 2025 ou 2026. No entanto, o momento exato da aprovação é difícil de mandar, pois a SEC ainda possui ações em curso em que a classificação do SOL está sendo questionada.
Se você deseja aprender mais sobre o ecossistema Solana, verifique nosso item destacando as melhores trocas descentralizadas em Solana.