Um investidor não profissional de criptomoedas do Brasil perdeu 500 dólares em USDC ao enviar suas stablecoins para o Nubank.
Em conversa com o Moedas ao vivoo cliente afetado contou um pouco de sua história. Paraibano e com 28 anos, desde novo sempre gostou de trabalhar e ajudar em lar, assumindo responsabilidade junto à família.
Com trabalhos com vendas de frutas, manutenção de computador e celulares, atualmente o investidor está concursado porquê Gari, com lucro mensal de um salário mínimo.
Ou seja, para quem ganha o equivalente a R$ 1.518,00 por mês, US$ 500,00 em USDC podem fazer muita faltavisto que na conversão para Real brasílio dá o equivalente a R$ 2.945,00, quase dois salários mínimos atuais.
Cliente do Nubank há oito anos, investidor lamenta perda de 500 dólares
Com o mercado de criptomoedas em subida, muitos investidores novos chegaram ao mercado, realizando aportes principalmente em moedas estáveis. Além da principal, a USDT, a USDC também tem um valor equivalente a 1 dólar por unidade, com emissão regulamentada no mercado.
No Reclame aqui, o investidor registrou uma queixa no perfil do Nubankexplicando que no dia 10 de janeiro de 2025 ele tentou enviar suas stablecoins para o banco do dedo. Quem tenta depositar no banco em USDC recebe a informação de que o repositório deve ocorrer somente via rede Ethereum.
Todavia, o investidor acabou se confundindo e enviando os valores pela rede BSCdissemelhante da apontada pelo banco. Porquê o endereço da carteira do Nubank é multichain, ou seja, suporta várias redes porquê Ethereum e BSC, o investidor logo procurou o suporte em procura de reaver seu numerário.
Mesmo assim, o Nubank declarou que não poderia lhe ajudar neste caso, o que resultou na perda definitiva dos ativos do brasílio.
“A gente não é rico, no meu caso sou até gari, é as economias da pessoa que a gente vai juntando para ver se consegue um trocado extra, esses 500 dólares aí é três meses de serviço meu“, disse o investidor para a reportagem. Chateado, ele finalizou declarando que o suporte do banco não está dando a devida atenção aos clientes.
O caso é similar a outro já narrado pelo Moedas ao vivo em 2024, quando outro investidor também depositou Ethereum por uma rede distinta.
O que diz o Nubank?
Via Reclame aqui, o suporte do Nubank declarou ao investidor que ele perdeu todo o seu saldo ao depositar em uma rede dissemelhante da apontada.
“Analisamos sua movimentação e a transação que você mencionou, e identificamos uma divergência entre a rede utilizada para envio da criptomoeda nesta operação.
Conforme informamos no aplicativo, na tela de movimento, o endereço que você utilizou deve ser usado exclusivamente para receber USDC por meio da rede Ethereum. Onde sugerimos sempre verificar a lista de compatibilidade disponível em tempo real na tela de aproximação ao endereço de repositório antes de enviar criptomoedas para o endereço disponibilizado a você.
Na experiência de depósitos no aplicativo, explicamos que qualquer tentativa de transferência de criptomoedas em redes não suportadas resultará na perda definitiva dos ativos, o que ocorreu nesta transação.
Salientamos que ao gerar o código para recebimento de moeda, é exposta a mensagem: Esse endereço é válido para receber USDC especificamente pela rede Ethereum. Caso você use esse endereço para transferência de alguma cripto ou rede não suportada, as moedas podem ser perdidas de forma definitiva.
E porquê pronunciado, foi usada uma rede (BEP20) dissemelhante da indicada, o que ocasionou a perda irreversível, porquê previamente expedido no app.
Para evitar quaisquer perdas futuras, é importante revisar as especificações de envio e das compatibilidades de rede pertinentes a cada transação de criptomoedas informadas por meio do aplicativo.
Porquê as transações são realizadas por meio de informações criptografadas, não é provável realizar qualquer tipo de procura ou reversão da transação por secção da instituição Nubank.”
Procurado pelo Moedas ao vivoo banco disse somente que não comenta casos específicos, devido ao sigilo bancário dos seus clientes.
“O Nubank informa que, para preservar o sigilo bancário, não comenta casos específicos, mas entramos em contato direto com o reclamante para prestar os esclarecimentos necessários.”
(tagsParaTraduzir)nubank
Leia a materia original do artigo em livecoins.com.br