notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Governadores criticam governo Lula sobre tarifas dos EUA
  • Outra Coisa: os temas e debates do programa de 26/7/2025
  • Justiça suspende resolução do CFM sobre bloqueio hormonal em menores
  • Ex-procurador de Cuiabá se livra de ação após acordo e devolução
  • Ato na USP reúne figuras do PT em defesa da soberania nacional
  • Paulo Melo alvo de operação contra esquema de caça-níqueis em Saquarema
  • Baleia move R$ 6,9 bilhões em Bitcoin e comunidade fala em vulnerabilidade em carteiras antigas Noticias No BR
  • Lula bloqueia Itamaraty na crise do tarifaço de Trump
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Novo quer explicações de Lewandowski sobre reuniões com ong suspeita

Novo quer explicações de Lewandowski sobre reuniões com ong suspeita

Escrito por Guilherme Grandi23 de janeiro de 2025Updated:23 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Lula aumenta pressão para manter apoio do Centrão
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Os deputados Adriana Ventura (Novo-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolarão um pedido formal de convocação para que o ministro Ricardo Lewandowski, da {{aqui}} e Segurança Pública, compareça ao plenário da Câmara dos Deputados depois o termo do recesso, no início de fevereiro.

O objetivo da convocação é para que ele explique as reuniões realizadas com integrantes de uma ong suspeita de vínculos com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

O requerimento destaca que a ong “Pacto Social e Carcerário de SP” teria participado de discussões com dirigentes do Ministério da Justiça e eventos públicos, incluindo uma audiência no Juízo Vernáculo de Justiça (CNJ). Segundo investigações, a organização seria exclusivamente uma frente para atividades do PCC, com dirigentes já presos em operações policiais.

Procurado pela Jornal do Povo, o Ministério da Justiça confirmou que se reuniu com representantes da ong, mas que foi exclusivamente uma das 227 da sociedade social que participaram da elaboração do “Plano Pena Justa”, e que o encontro ocorreu através de uma reunião virtual e de um evento em um prédio mercantil de Brasília com as demais, sem que tivessem aproximação às dependências oficiais (veja nota mais aquém).

Van Hattem afirmou que o caso confirma alertas feitos anteriormente sobre possíveis vínculos entre o PT e o transgressão organizado pelo menos desde as eleições de 2022.

“Com o Ministério da Justiça abrindo suas portas para representantes ligados ao PCC, assim como já havia feito com o Comando Vermelho, nossos alertas se confirmam de forma clara e inegável. Não podemos permitir que o Brasil se torne um narcoestado, onde o crime organizado dita as regras. Exigimos respostas imediatas do governo e rejeitamos qualquer tipo de diálogo com criminosos”, disse.

Adriana Ventura emendou e afirmou que “é inadmissível que o ministério responsável pela segurança pública receba representantes de organizações ligadas ao crime organizado, especialmente quando há investigações e provas que apontam para essa relação direta”.

A polêmica ganhou força depois a revelação de que o Ministério da Justiça teria custeado despesas de viagem de uma líder da ong, posteriormente presa por envolvimento com o transgressão organizado. O ministério já havia enfrentado críticas em 2023, quando recebeu outra liderança ligada a facções criminosas no Amazonas, prometendo mudanças no esquema de segurança para evitar novos casos.

“Se, de fato, as regras foram alteradas e agora o ministro recebe faccionados do PCC, presume-se que os atendeu com ciência de quem eram. Caso contrário, as supostas mudanças no esquema de segurança alardeadas em 2023 foram para inglês ver”, pontua o requerimento.

Os parlamentares destacaram a premência de transparência no governo e exigem que Lewandowski explique os critérios adotados para reuniões no Ministério da Justiça e as providências tomadas para impedir a presença de indivíduos ligados ao transgressão organizado.

O ministério contestou a asseveração do requerimento e informou que a portaria editada depois o caso da liderança da partido amazonense endureceu as regras de visitas à sede da pasta, “submetendo os nomes dos visitantes a uma análise prévia”.

“Além disso, a Senappen pauta sua atuação pela integração com as demais forças policiais, a fim de garantir a eficiência na execução de políticas penais e no enfrentamento às organizações criminosas”, completou.

Veja aquém a nota completa do Ministério da Justiça enviada à Jornal do Povo sobre o requerimento dos deputados do Novo:

Em 13 de novembro de 2023, representantes da Senappen participaram de uma reunião virtual com a ONG “Pacto Social e Carcerário”. Estiveram presentes o portanto secretário pátrio de políticas penais, Rafael Velasco, as diretoras Juciane Prado e Mayesse Parizi, além da assessora do MJSP Tamires Sampaio.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

No dia 16 de dezembro de 2024, foi realizado o evento “DICAP em Rede: Participação Social e Enfrentamento ao Estado de Coisas Inconstitucional nas Prisões Brasileiras”, no Auditório Edmond Baracat. À ocasião, foi apresentado o Projecto Pena Justa para as organizações da sociedade social que contribuíram com o projeto a partir de audiências públicas.

Para esse evento específico, foram convidadas 227 organizações da sociedade social. O encontro aconteceu no auditório do Prédio Multi Corporate, portanto, os participantes não tiveram aproximação ao prédio onde está a Senappen.

A taxa da reunião virtual do dia 13/11/2023 foi sobre o sistema carcerário, ensino e trabalho. No dia 16/12/2024, o evento teve por objetivo propalar as ações que serão adotadas no Projecto Pena Justa.

No dia 19 de dezembro de 2024, o Supremo Tribunal Federalista (STF) homologou o Pena Justa, que nos próximos anos guiará a atuação do Estado brasílico no enfrentamento da grave violação de direitos fundamentais em nosso sistema prisional. A iniciativa foi coordenada pelo Poder Executivo e pelo Poder Judiciário, em diálogo com 59 instituições. Foram recebidas, ao todo, seis milénio contribuições da sociedade social, por meio de consultas e audiências públicas.

Um dos pilares do Pena Justa é a participação da sociedade social na Política Vernáculo de Atenção à Pessoa Egressa do Sistema Penal.

Nesse contexto, integrantes da Senappen participam de reuniões com organizações da sociedade social (OSC) para debater políticas públicas voltadas à reintegração social, alternativas penais e fortalecimento de ações para egressos do sistema prisional. Essas reuniões são registradas e seguem todos os trâmites previstos pelas normativas de governança pública.

A Senappen implementou novas medidas de segurança depois o incidente da “Dama do Tráfico”. O Ministério da Justiça editou uma portaria para endurecer as regras de visitas à sede da pasta, submetendo os nomes dos visitantes a uma estudo prévia.

Ou por outra, a Senappen taxa sua atuação pela integração com as demais forças policiais, a termo de prometer a eficiência na realização de políticas penais e no enfrentamento às organizações criminosas.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post Anteriora absurda injustiça de Biden
Próximo Post Laudo desafia Incra e define rancho Bettim uma vez que produtiva
Guilherme Grandi

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
Governadores criticam governo Lula sobre tarifas dos EUA

Governadores criticam governo Lula sobre tarifas dos EUA

26 de julho de 2025
Outra Coisa: os temas e debates do programa de 26/7/2025

Outra Coisa: os temas e debates do programa de 26/7/2025

26 de julho de 2025
Justiça suspende resolução do CFM sobre bloqueio hormonal em menores

Justiça suspende resolução do CFM sobre bloqueio hormonal em menores

26 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.