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Home - Diversos - A escola de 2025 precisa trabalhar por uma geração mais humana

A escola de 2025 precisa trabalhar por uma geração mais humana

Escrito por Editora Gazeta do Povo S/A22 de janeiro de 2025Updated:22 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
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É indumentária: nossa sociedade é multigeracional. Ao longo do tempo, convivemos e lidamos com a volubilidade humana. Pode-se referir, segundo estudos amplamente divulgados, os baby boomers (nascidos de 1946 a 1964), a geração X (1965 a 1980), a geração Y (1981 a 1996), a geração Z (1997 a 2010) e a geração Princípio (a partir de 2010). E, nesse contexto diverso, que continua neste 2025, a escola é uma instituição que vivencia o tempo todo o encontro de múltiplas gerações: pais e filhos, professores e estudantes, professores e pais e até mesmo entre os próprios professores. Enfim, esses encontros geracionais são diversos e muito bem-vindos à convívio social.

Em meio a esse mix geracional, todavia, não se pode olvidar neste início de ano letivo a geração H, denominada neste cláusula porquê Geração Humana, a qual está supra das classificações X, Y, Z e Princípio porque é feita de alguma coisa que todas deveriam preservar: a humanidade porquê soberana. A núcleo da geração H tem porquê fundamento a emprego diária de valores, porquê o compromisso com a termo dita, as relações olho no olho, a grandeza do afeto, as responsabilidades diárias, a moral e tantas outras virtudes humanas. A formação de uma geração humana valoriza o caráter, a escuta, a interação social de verdade, a consciência global e social, a espiritualidade e a sofisticação inerentes a um ser humano.

Independentemente da proposta pedagógica e de tantos investimentos para 2025, toda escola precisa ter em mente que sua missão é mais do que vencer um ano letivo, mas, sim, principiar pela formação de uma geração, no mínimo, mais humana

Na escola de 2025, da ensino básica ao ensino superior, formar uma geração humana é, sem incerteza, o mais superior primórdio. Com esse propósito, temas não faltam, porquê o de ensinar as famílias a serem mais participativas, leves em suas relações, muito porquê maduras, confiantes, engajadas, sendo aliadas da escola na formação de seus filhos e menos comparativas umas com as outras. Destaca-se também o tema referente a produzir estudantes mais disciplinados, com maior valor humanitário, sendo naturalmente empáticos e mais resistentes e engajados no trabalho, no esforço próprio e na honra aos pais. Formar uma geração humana implica ter diretores escolares com habilidades mais sofisticadas para gestão de pessoas, líderes educacionais mais produtivos e com práticas de gestão, postura e linguagem cada vez mais nobres.

Nesse cenário, a escola teria mais liberdade para atuar e formar, e os professores não seriam julgados a todo tempo, pois a formação seria muito mais eficiente, sem recontar os ganhos no envolvente escolar e na vida dos estudantes. Enfrentaríamos a submissão do dedo, o bullying e o cyberbullying com mais facilidade. Se observar que humano advém de humus, que significa “terra” ou “solo” em latim, pode-se concluir que uma geração humana é muito mais raiz, não no sentido popular bruto ou sem delicadeza, mas no sentido de ser essencialmente centrada no que sustenta: as raízes de um ser humano.

Neste mundo hiperconectado de 2025, fluido e, ao mesmo tempo, doente pelo excesso de telas e conexão superficial com tudo, um bom primórdio é quando o principal não é perdido de vista, inclusive dentro da escola. Porquê afirmou Lao Tsé, para ter conhecimento, é muito bom aditar coisas, mas, para ter sabedoria, é muito bom subtrair coisas. Talvez subtrair fosse a grande saída para uma geração de estudantes que chega à escola, em sua maioria, com a mente esgotada de telas. Algumas, inclusive, são obesas, têm carência de vitamina D, apresentam distúrbios de sono e até de coordenação motriz, com pouca experiência humana de interação, farra, puerícia ou até mesmo, quando mais jovens, rotina de vida, compromissos e responsabilidades.

O sábio pensamento do saudoso reitor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e membro da Ateneu Paranaense de Letras, Clemente Ivo Juliatto, é digno de nota, pois ele já alertava da urgência de o mundo não ter somente bons profissionais, mas sim boas pessoas. Na mesma risco, em 2005, o neurocientista Howard Gardner, considerado o pai da Teoria das Inteligências Múltiplas, em uma entrevista para o jornal espanhol La Vanguardia, em 2016, afirmou que uma pessoa má nunca chegaria ao nível de ser um óptimo profissional, pois isso dependeria de superioridade, comprometimento e moral, dimensões humanas próprias de boas pessoas. Logo, sem incerteza, independentemente da proposta pedagógica e de tantos investimentos para 2025, toda escola precisa ter em mente que sua missão é mais do que vencer um ano letivo, mas, sim, principiar pela formação de uma geração, no mínimo, mais humana. Todos ganhamos porquê espécie.

Haroldo Andriguetto Junior é doutor em Instrução, rabi em Gestão, diretor da Escola O Pequeno Polegar e presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particulares do PR – SINEPE/PR.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

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