Em uma publicação inusitada no site do Fórum Econômico Mundial, o Fórum de Davosdois autores compartilharam as principais inovações financeiras de 2025, dentre elas as criptomoedas porquê o Bitcoin e soluções de autocustódia de ativos.
Ou por outra, a publicação consultada pelo Moedas ao vivo indica que os pesquisadores da Suíça também colocam as identidades descentralizadas porquê um dos tópicos quentes.
O Fórum Econômico Mundial 2025 começou na última segunda-feira (20), e vai até a próxima sexta-feira (24). Vários líderes mundiais estarão presentes no encontro, porquê Javier Milei (Argentina), Donald Trump (por vídeo), Olaf Scholz (Alemanha) e Volodymyr Zelenskyy (Ucrânia).
Representando o Brasil em Davos (Suíça), o Ministro de Minas e Virilidade, Alexandre Silveira também estará presente. O presidente Lula e o Ministro Fernando Haddad não irão participar da edição 2025.
Fórum Econômico Mundial de Davos na Suíça cita as principais inovações financeiras com bitcoin
Com a subida de Donald Trump a presidência dos EUA, o evento em Davos ficou em segundo lugar na agenda de prioridades na última segunda-feira (20).
Mas com a retomada da normalidade, o site do Fórum Econômico Mundial publicou nesta terça-feira (21) aquelas que podem ser as quatro principais inovações financeiras atuais.
Ó texto escrito por Eva Selamlar e por Vênus Bertinambas funcionárias do Patrão do Swiss Financial Innovation Desk (FIND), Departamento Federalista de Finanças (FDF) da Suíça, destaca na primeira posição de inovação financeira a Perceptibilidade Sintético (AI).
Destacando o tema porquê o cérebro das finanças da internet, a finternet, as escritoras destacam que o Open Finance e Open Data, a IA deve impulsionar a qualidade de produtos financeiros futuros.
E na segunda posição, o Bitcoin é o tema de destaque dentre os ativos digitais, que as autoras destacam porquê extremamente promissores. De tratado com a publicação no site solene do Fórum de Davos, esta classe de ativos resolve ineficiências financeiras e disponibiliza o numerário para pessoas 24/7 hrs.
“A jornada começou com o Bitcoin, cuja invenção em 2009 – seguindo o white paper de Satoshi Nakamoto de 2008 – marcou um ponto de virada nas finanças digitais. Hoje, os ativos digitais incluem criptomoedas, ativos tokenizados do mundo real e inovações como stablecoins e moedas digitais de bancos centrais (CBDCs).”
Com isso, sob uma supervisão robusta, segundo as autoras, o mundo pode evoluir para uma melhor qualidade no envio de numerário.
Autocustódia e computação quântica
Já na terceira posição dentre as quatro principais tecnologias financeiras, o Fórum de Davos destaca a autocustódia de ativos, que dá poder para os próprios usuários.
“Identidades autossoberanas (SSIs) (identidades digitais descentralizadas que dão aos indivíduos controle sobre seus dados pessoais) e soluções de autocustódia (sistemas que permitem que os usuários armazenem e gerenciem ativos digitais sem ou com menos sujeição de intermediários) estão capacitando indivíduos e organizações a gerenciar seus dados e ativos com crédito e autonomia“, diz a publicação.
Por termo, apesar de simbolizar uma prenúncio para a criptografia do sistema financeiro atual, a computação quântica é a última tecnologia que deve impulsionar as finanças mundiais.
“A convergência de IA, confiança digital, ativos digitais e tecnologias quânticas seguras marca um ponto de virada para as finanças globais. A combinação de IA com quântica produz ganhos de produtividade e economia de custos de energia. A confiança digital é essencial contra falsificações profundas e fraudes de todos os tipos. Esses quatro pilares estão profundamente interconectados, moldando um futuro que prioriza eficiência, segurança e adaptabilidade.”