notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático
  • Venezuela retoma impostos e ameaça pacto com Brasil
  • Lula provoca Trump com boné ‘Make Brasil Lula Again’ em evento
  • Sem entender criptomoedas, novo projeto de lei propõe regras impraticáveis Noticias No BR
  • Governo Lula enfrenta bloqueio dos EUA para negociar tarifas
  • Recordes de feminicídio e estupro em 2024 ameaçam o Brasil
  • Avião com 49 pessoas cai no Extremo Oriente da Rússia
  • Banco Central confirma acesso indevido a dados do Pix via CNJ
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - McDonald’s também desiste do identitarismo

McDonald’s também desiste do identitarismo

Escrito por Omar Godoy9 de janeiro de 2025Updated:9 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho privativo e metas de inconstância. Esta foi a política interna do McDonald’s desde que a empresa implantou uma série de iniciativas woke para limpar sua imagem, depois suportar processos de assédio sexual e discriminação.

A guinada politicamente correta do ícone supremo do fast food começou em 2021, quando o CEO Chris Kempczinski anunciou uma ampla agenda de DEI (inconstância, isenção e inclusão). A ideia era mostrar ao mundo o “progresso real e mensurável” da companhia, logo partida devido aos problemas judiciais (muitos deles ainda não resolvidos). 

“Como uma marca líder mundial que considera a inclusão um dos nossos principais valores, não aceitaremos nada menos do que um esforço para liderar com empatia, tratar as pessoas com dignidade e respeito e buscar pontos de vista diversos para impulsionar uma melhor tomada de decisão”, disse Kempczinski na ocasião. 

Mas os ventos mudaram, e a novidade tendência do envolvente corporativo americano é a revisão (ou eliminação totalidade) dos programas de cunho identitário. Uma movimentação iniciada em meados do ano pretérito, quando o termômetro político passou a indicar que uma viradela conservadora tomaria conta do país. 

O McDonald’s, é evidente, percebeu que sairia perdendo se ficasse do lado falso da guerra cultural. E na última segunda-feira (6) avisou seus funcionários e a prelo que também vai fechar boa segmento de suas atividades woke. 

As medidas incluem o termo de “metas de diversidade” na contratação de funcionários e fornecedores (na prática, uma espécie de sistema de cotas) e a saída do ranking de pontuação da Human Rigths Campaign (Campanha de Direitos Humanos, organização que avalia o compromisso das empresas com as causas de grupos minoritários). 

O enviado, porém, afirma que a empresa seguirá “incorporando práticas de inclusão em suas operações” e reformulará sua equipe de inconstância — agora rebatizada de “equipe de inclusão global”. 

“Não somos mais uma anomalia”, diz ativista conservador adiante de boicotes 

A informação foi divulgada somente três dias depois de Robbie Starbuck, ativista de direita espargido por promover boicotes contra marcas que adotam políticas de DEI, expressar em suas redes que pretendia iniciar uma campanha contra a rede de lanchonetes. 

Em paralelo, ele entrou em contato com o diretor sênior de marketing da companhia, Guillaume Huin, para perguntar se a cúpula estava considerando alguma mudança no sentido de “adotar a neutralidade corporativa” (uma de suas principais bandeiras). 

Obviamente, a decisão do McDonald’s não foi tomada assim tão rápido. Mas Starbuck não hesitou em incluir a empresa em sua lista de conquistas — que já conta com Walmart, Tractor Supply, John Deere, Harley Davidson, Polaris, Indian Motorcycle, Lowe’s, Ford, Coors, Stanley Black & Decker, Jack Daniels, DeWalt, Craftsman, Caterpillar, Boeing, Toyota e Nissan. 

“Estamos mudando a política de empresas que valem mais de US$ 2,3 trilhões, e o resultado são milhões de funcionários que agora têm melhores ambientes de trabalho”, afirmou o influenciador, em um post rememorativo no X. “A era woke está morrendo diante dos nossos olhos. Somos a tendência, não mais a anomalia”. 

Starbuck, no entanto, criticou a geração da novidade “equipe de inclusão global” da marca. 

“Isso é ridículo, não precisamos desse tipo de departamento. É um emprego, um local de trabalho. As pessoas não precisam de um departamento para fazê-las se sentirem incluídas. Somos adultos, não estamos num jardim da infância.” 

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Ainda assim, ele considerou o recuo do McDonald’s a primeira grande vitória conservadora de 2025 — e a maior de toda a sua cruzada até aqui.

Donald Trump: concluir com a cultura woke foi uma de suas promessas de campanha. (Foto: Jim Lo Scalzo/EFE/EPA/)

Suprema Namoro e eleição de Trump também contribuíram para o novo cenário 

Com 745 milénio seguidores somente no X, Robbie Starbuck é mesmo uma força nesse novo cenário positivo para a direita americana. 

Além das empresas citadas supra, várias outras reavaliaram suas políticas “inclusivas” sem fazer grande orgulho, receosas de que a vaga de boicotes estimulada por ele chegasse até os escritórios de seus executivos. 

Porém, outros fatores devem ser levados em consideração. Começando pela decisão histórica da Suprema Namoro dos EUA, inclusive citada na notícia do McDonald’s, que invalidou ações afirmativas no processo de recepção das universidades do país, em 2023. 

Em outra frente, o presidente eleito Donald Trump (um crítico ferrenho dessas iniciativas) formou um time constituído por colaboradores com ideias muito claras sobre o matéria. 

Entre elas o bilionário Elon Musk (inimigo proferido do identitarismo), o vice-chefe de gabinete Stephen Miller (fundador da organização conservadora America First Lícito) e o próprio vice-presidente JD Vance (que já articulava no Congresso projetos para extinguir programas de DEI dentro do governo federalista). 

Ainda é cedo para expressar se a cultura woke está realmente morrendo, conforme proclama Robbie Starbuck. Ou se será eliminada, uma vez que prometeu Trump durante a campanha eleitoral. 

Mas não deixa de ser um ânimo saber que o McDonald’s, oriente símbolo do bom e velho capitalismo, está voltando a se preocupar em nutrir as pessoas — e não ideologias que só aprofundam as divisões sociais.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post Anterior5 melhores plataformas de negociação de criptografia nos EUA (2025)
Próximo Post Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024
Omar Godoy

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático

Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático

25 de julho de 2025
Venezuela retoma impostos e ameaça pacto com Brasil

Venezuela retoma impostos e ameaça pacto com Brasil

25 de julho de 2025
Lula provoca Trump com boné 'Make Brasil Lula Again' em evento

Lula provoca Trump com boné ‘Make Brasil Lula Again’ em evento

24 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.