Uma megatempestade de neve ameaço 30 Estados dos EUA, colocando dezenas de milhões de pessoas em estado de alerta devido ao clima extremo. A Governo Oceânica e Atmosférica Vernáculo alertou que esta pode ser a maior nevasca em mais de uma dez.
Os avisos começaram a ser emitidos no sábado 4, com a expectativa de que os efeitos sejam sentidos a partir deste domingo, 5. A espaço afetada se estende do oeste do Kansas até os Estados costeiros de Maryland, Delaware e Virgínia, abrangendo 2,4 milénio quilômetros.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Mesmo Estados não acostumados com o insensível, uma vez que Mississippi e Flórida, receberam alertas. Tapume de 70 milhões estão na rota da tempestade, com quase 4 milhões sob alertas de nevasca, principalmente no oeste do Missouri e no leste do Kansas.
As previsões indicam que as temperaturas podem desabar para menos -18°C em algumas regiões, agravadas por fortes ventos. Tempestades severas devem ocorrer na segmento baixa do Vale do Mississippi, segundo o Serviço Vernáculo de Meteorologia.
Uma preocupação suplementar é a chuva congelante e o saraiva do Kansas ao Kentucky, que podem ocasionar condições de direção perigosas. O Índice de Severidade de Tempestade de Inverno alerta para impactos significativos na rotina.
No Kansas, a polícia já registrou acidentes em estradas escorregadias. Ben Gardner, solene de polícia, alertou que “este não é o momento de sair” devido às condições perigosas.
Fenômeno climatológico e suas implicações
O fenômeno é causado por um vórtice polar que começou no centro dos EUA e avança para o leste. O NWS informou que os Estados das planícies centrais até o meio do Atlântico devem enfrentar gelo, neve e ventos fortes na segunda-feira, 6.
As condições já afetam as viagens. O Aeroporto Internacional de Denver lidera em voos atrasados, com metade das viagens do último sábado, 4, adiadas. No Kansas City, operações foram suspensas devido ao acúmulo de gelo.
Na região metropolitana de Kansas City, a neve pode atingir 35 centímetros, com apagões reduzindo a visibilidade a quase zero. Em Nova York e Pensilvânia, a “neve pesada com efeito de lago” pode acumular até 61 centímetros.
Megatempestade nos EUA: medidas de emergência e preparação
A capital, Washington DC, pode ser coberta por 12 centímetros ou mais de neve, com possibilidade de até 25,4 centímetros em áreas próximas. Nas Montanhas Apalaches, as condições são perigosas depois de um furacão devastador em setembro.
O governador do Kentucky, Andy Beshear (Democrata) afirmou que a megatempestade nos EUA “provavelmente causará perturbações significativas”.
Governadores de Missouri, Arkansas e Virgínia declararam estado de emergência e usaram as redes sociais para alertar os cidadãos.
Orientações para a população durante a megatempestade nos EUA
O governador da Virgínia, Glenn Youngkin (Republicano), sugeriu que viagens depois do feriado fossem antecipadas, devido à previsão de megatempestade nos EUA. Youngkin pediu aos cidadãos e visitantes que “monitorassem a previsão do tempo e se preparassem para impactos potenciais”.
O Estado de Maryland também declarou estado de preparação. O governador Wes Moore (Democrata) afirmou que as autoridades se preparam para enfrentar o fenômeno, que “provavelmente afetará estradas e centros de transporte”.