notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Trump promete endurecer combate ao crime nos EUA
  • Raul Gil recebe alta após tratamento de diverticulite aguda em São Paulo
  • EUA usam Lei Magnitsky para sancionar golpistas de criptomoedas no sudeste asiático Noticias No BR
  • Defesa de Bolsonaro aponta vícios em julgamento no STF
  • Procon multa Piracanjuba por confundir consumidor com embalagens
  • TCU identifica R$ 85 milhões em emendas sem projeto formal
  • CCJ retoma processo que pode cassar mandato de Carla Zambelli
  • Macron fica sem primeiro-ministro pela 6ª vez na França
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Paraná planeja licitar transporte coletivo da RMC no 1º semestre

Paraná planeja licitar transporte coletivo da RMC no 1º semestre

Escrito por Paraná3 de janeiro de 2025Updated:3 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O governo do Paraná planeja fazer a licitação do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ainda no primeiro semestre de 2025 e dar término a contratos provisórios que completam mais de 50 anos de vigência. Caso esse novo cronograma seja respeitado, a expectativa da Escritório de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) – órgão vinculado ao Executivo paranaense – é que os novos contratos estejam vigentes até o início de 2026.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

O documento que precede o edital está pronto e deverá ser analisado pela Escritório Reguladora do Paraná (Agepar) no início deste ano — o matéria seria discutido pelo colegiado do órgão em dezembro de 2024, mas ficou fora da tarifa. Caso haja a recomendação para seguir com o processo, o documento vai para a Procuradoria Universal do Estado do Paraná (PGE-PR) e depois para o Tribunal de Contas estadual (TCE-PR) antes de ser publicado e licitado na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

A primeira versão do edital foi construída em parceria com o LabTrans, o Laboratório de Transporte e Logística da Universidade Federalista de Santa Catarina (UFSC), e levada à consulta pública no término de 2023. Pelos valores consideráveis que devem envolver os contratos, o documento foi para audiência pública em março de 2024, o que motivou algumas mudanças na versão final a ser levada para a Agepar — a Instauração Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) foi responsável pela modelagem final, principalmente no contextura econômico.

Segundo a Amep, foram feitas alterações importantes para que a licitação seja atrativa para o mercado. A principal é o tempo de contrato, que passou de 12 para 20 anos. A outra tem relação com a frota, que inicialmente teria de ser 100% com veículos novos. Diante da dificuldade do cumprimento dessa exigência em virtude do tamanho da frota e da disponibilidade das montadoras, será exigida a utilização de ônibus com tecnologia Euro 6, fabricados a partir de 2023.

“Não temos nenhum problema em dizer que a nossa ideia é levar para o mercado o melhor processo possível, para que tenhamos êxito. Mais importante do que lançar, é concluir”, afirmou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos. “É um processo metropolitano, que é novo no Paraná e também em esfera nacional, tanto que contratamos estudos para a documentação preparatória”, acrescentou.

Os estudos se debruçaram sobre origens e destinos, números de linhas, reordenamento de lotes para a licitação, entre outros pontos. A principal novidade é que a novidade licitação prevê a ingresso de todos os 29 municípios da RMC, seis a mais que hoje, o que elevaria para além dos 400 milénio usuários por dia que usam o sistema. Outrossim, para contemplar todos os municípios, o edital deve prever a separação em quatro lotes:

  • Lote 1: Almirante Tamandaré, Jangada Novidade, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu e Rio Branco do Sul.
  • Lote 2: Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Plaino Grande do Sul, Colombo, Quatro Barras e Tunas do Paraná.
  • Lote 3: Tijucas do Sul, Piraquara, Pinhais e São José dos Pinhais.
  • Lote 4: Agudos do Sul, Araucária, Campo do Tenente, Contenda, Quinta Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Rio Preto e Quitandinha.

Governo quer reduzir subvenção sobre a tarifa do transporte na RMC

Depois de dois anos congelada, a tarifa do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) foi reajustada em fevereiro de 2024, de R$ 5,50 para R$ 6 no pagamento com numerário e de R$ 4,75 para R$ 5,50 no cartão de transporte. Para os municípios de Agudos do Sul, Piên, Mandirituba, Contenda e Quitandinha, a tarifa em numerário passou de R$ 7 para R$ 7,50 e no cartão permaneceu em R$ 6,50.

Não há garantia de que o preço da passagem vai diminuir com os novos contratos. De negócio com diretor-presidente da Amep, o governo do Paraná pretende prometer o funcionamento do sistema metropolitano “com uma tarifa que seja adequada ao orçamento do usuário” e por isso aposta em uma concorrência na B3, atraindo operadoras de outros estados.

“Assim há possibilidade de um custo menor de operação e a possibilidade de reduzir o subsídio”, completou Santos. Hoje, o governo do estado subsidia muro de 40% da tarifa do transporte metropolitano de Curitiba e a teoria da Amep é que essa participação seja reduzida com a futura licitação.

Contrato será válido por 20 anos e ônibus que vão criar a frota devem ter sido fabricados a partir de 2023.

A licitação do transporte coletivo na RMC deve coincidir com o processo na capital — o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), prometeu o leilão para o segundo semestre de 2025. E mesmo que sejam licitações diferentes, técnicos da capital e da Amep vêm conversando para harmonizar “o máximo possível” o funcionamento porvir dos contratos.

“Obviamente os dois precisam conversar. Principalmente porque é um sistema totalmente integrado. Nosso material do processo metropolitano é produzido com base na operação urbana da capital. São serviços tronco-alimentados e é fundamental que exista articulação entre os dois sistemas. Precisam funcionar para garantir a integração, que é benéfica para a população da RMC”, apontou Santos.

Ele destacou ainda a premência de uma tarifa similar. “Estamos tentando caminhar de forma conjunta na questão tarifária”, complementou.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Licitação do transporte na RMC é cobrada há quase 10 anos na Justiça

A realização da licitação poderá fechar imbróglios judiciais que se arrastam há quase 10 anos. O governo estadual vem sendo cobrado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) e pelo Tribunal de {{aqui}} do Paraná (TJ-PR) desde 2015 para realizar a licitação.

Uma ação do MP-PR, ainda durante a gestão de Beto Richa (PSDB) recomendava que fossem feitos estudos para destravar o processo, mas sem uma resposta efetiva da antiga Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) – atual Amep – a ação foi parar na Justiça.

Em 2013, a Comec chegou a contratar a Fipe para traçar o protótipo de licitação do transporte da RMC, mas o processo não avançou. Foi somente em 2021 que o TJ-PR, na 3ª Vara da Quinta Pública, entrou em cena, determinando um prazo de nove meses para o governo fazer a licitação.

Em seguida o governo recorrer, o prazo foi ampliado para dois anos e expirou em 2023. O MP-PR chegou a pedir a emprego de multa de R$ 50 milénio por dia ao diretor-presidente da Amep, mas o TJ-PR decidiu não empregar a sanção diante do curso do atual processo para a licitação.

Além de finalizar com pendências na Justiça com a realização do leilão, o governo do Paraná pretende alongar uma provável judicialização ao longo desse processo, o que tem sido generalidade no Paraná e em outras regiões do país. No início de dezembro de 2024, por exemplo, o TCE-PR e a Vara da Quinta Pública de Cascavel suspenderam a licitação do transporte coletivo de Cascavel, na região oeste do Paraná, mantendo a prestação emergencial por duas empresas.

“Quando se trata de processo licitatório no transporte coletivo, é complicado em todo o Brasil. Fizemos um benchmarking em todo o país e tem processos licitatórios com mais de 10 anos de judicialização, sem findar o processo”, disse o diretor-presidente da Amep.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post Anterior6 melhores cassinos com aplicativos de quantia para 2025
Próximo Post O tecnofeudalismo das Big Techs mudou o capitalismo e não está simples se isso é bom
Paraná

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 08 31 170141

Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Tecnologias emergentes transformam politica

Tecnologias emergentes transformam política, economia e sociedade no Brasil

9 de agosto de 2025
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

7 de junho de 2025
Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

11 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Trump promete endurecer combate ao crime nos EUA

Trump promete endurecer combate ao crime nos EUA

10 de setembro de 2025
Raul Gil recebe alta após tratamento de diverticulite aguda em São Paulo

Raul Gil recebe alta após tratamento de diverticulite aguda em São Paulo

9 de setembro de 2025
EUA usam Lei Magnitsky para sancionar golpistas de criptomoedas no sudeste asiático

EUA usam Lei Magnitsky para sancionar golpistas de criptomoedas no sudeste asiático Noticias No BR

9 de setembro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.