Dois anos depois de permanecer pronta, a Ponte da Integração ainda não tem previsão de receber tráfico de veículos, devido à falta de infraestrutura necessária para permitir o chegada. A ponte é a segunda relação entre o Brasil e o Paraguai e seria uma rota selecção para desapoquentar o fluxo na fronteira entre os dois países na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.
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A novidade promessa é de que a inauguração solene da Ponte da Integração, que já foi adiada várias vezes, aconteça em dezembro de 2025, embora a demanda por essa estrutura seja antiga. Há quase 60 anos, moradores do oeste do Paraná pedem uma selecção para cruzar a fronteira, atualmente feita pela Ponte da Amizade, localizada na região da Tríplice Fronteira.
Por pretexto da subida demanda mercantil entre Foz do Iguaçu e Ciudad del Oriente, há longas filas e engarrafamentos nessa primeira ponte, com tempo de espera que pode ultrapassar três horas.
Inauguração da ponte depende da desfecho de rodovias de chegada e aduanas
Ó Ministério dos Transportes confirmou à Jornal do Povo que a obra será entregue até o final do segundo semestre de 2025. Em nota, a pasta destacou que a estrutura medial já está concluída e que “estão em execução os acessos e a estrutura alfandegária”. A construção é fruto de um convênio entre o Estado do Paraná, a Itaipu Binacional e o Departamento Pátrio de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná (Seil) informou que uma das principais obras para liberar o tráfico na ponte é a construção da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em curso. Em outubro, a estrada estava com 46,27% das obras concluídas. A novidade rodovia ligará a BR-277 à Ponte da Integração Brasil-Paraguai e vai servir também uma vez que chegada à Ponte Tancredo Neves, que faz a relação com a Argentina.
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A Perimetral Leste está sendo construída pela Seil, com governo e fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e financiamento da Itaipu Binacional, que já investiu murado de R$ 63,3 milhões no projeto. A estrada vai conectar a Ponte da Integração ao bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, e seguirá até a Ponte da Fraternidade (Brasil-Argentina).
O projeto da Perimetral Leste envolve 15 km de rodovia, além de viadutos de chegada à Ponte Tancredo Neves, a Porto Iguaçu e no entroncamento com a Rodovia das Cataratas (BR-469).
Adicionalmente, é necessária a desfecho das novas instalações para as aduanas nas fronteiras com a Argentina e o Paraguai. Em resposta à Jornal do Povoa Itaipu Binacional disse ser “responsável pelos aportes financeiros das mencionadas obras, que estão sendo cumpridos rigorosamente, conforme convênio firmado entre as partes envolvidas”.
Inauguração em 2025 é “expectativa otimista”, diz empresário
Roni Temp, presidente do Juízo de Desenvolvimento da Região Trinacional (Codetri), disse à Jornal que o impacto econômico, social e financeiro do detença da obra é “imensurável” para a região, que há décadas espera por essa selecção de passagem na fronteira.
Para ele, a estimativa de lisura da Ponte da Integração para trânsito até o final de 2025 é uma “expectativa otimista” por segmento das autoridades.
Já Danilo Vendruscolo, presidente da Associação Mercantil e Empresarial de Foz do Iguaçu (Acifi), disse ao jornal paranaense que a vagar já era esperada, tendo em vista a dificuldade da estrutura e os ajustes necessários, uma vez que o aumento do tamanho das aduanas nas fronteiras .