Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, empresário de 61 anos, pilotava o avião de pequeno porte que caiu em Gramado, Rio Grande do Sul, no domingo 22.
Galeazzi era diretor-executivo da Galeazzi & Associados, uma consultoria fundada em 1988, especializada em restruturação financeira e operacional, além de melhoria de performance empresarial.
Em nota divulgada nas redes sociais, a Galeazzi & Associados confirmou a morte de Galeazzi, sua esposa, suas três filhas e outros familiares a bordo. A tragédia também matou Bruno Cardoso Munhoz Guimarães, diretor da empresa.
“Luiz Galeazzi será eternamente lembrado por sua dedicação à família e por sua notável trajetória como líder da Galeazzi & Associados”, diz a nota.
A consultoria agradeceu as demonstrações de carinho e solidariedade recebidas de amigos, colegas e da comunidade. O voo partiu de Canela, cidade vizinha a Gramado, e tinha uma vez que fado a cidade de Jundiaí, em São Paulo.
Curso de Luiz Galeazzi
Luiz Galeazzi possuía formação em governo de empresas pela Instauração Getulio Vargas (FGV) e realizou cursos de mediação de conflitos na Escola de Recta da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Com uma curso diversificada, Galeazzi acumulava experiência em projetos de liderança, consultoria e melhoria de desempenho de negócios, tanto no Brasil quanto no exterior. Antes de fundar a própria consultoria, ele ocupou cargos de liderança em empresas dos setores agrícola, de tecnologia da informação e de manufatura.
Ou por outra, Galeazzi atuava uma vez que membro de conselhos consultivos de várias instituições e órgãos, incluindo bancos e a Secretaria de Lavoura e Provimento do Governo do Estado de São Paulo.
Ele também foi um dos fundadores da Turnaround Management Association (TMA), uma associação dedicada a promover as melhores práticas de gestão e recuperação e restruturação de empresas.
A mãe de Luiz Galeazzi, Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, foi vítima de um acidente alheado em 2010. Ela viajava em um bimotor, que caiu em Iperó, na região de Sorocaba, interno paulista.
Na estação, Maria Leonor, com 69 anos, era a única passageira da avião, além do piloto, José Andrei Ferreira dos Santos, de 32 anos, que também faleceu.
A queda de avião em Gramado
No domingo 22, um avião de pequeno porte protótipo PA-42 caiu em Gramado, no Rio Grande do Sul. Além de Luiz Galeazzi, outras nove pessoas da família estavam a bordo.
A tragédia ocorreu em seguida a avião colidir com a chaminé de um prédio, atingindo também o 2° caminhar de uma residência e uma loja de móveis. Os destroços ainda se espalharam até uma pousada próxima.
Na manhã do acidente, Gramado estava coberta por um possante nevoeiro, o que pode ter forçado o piloto a voar sem referências visuais, dependendo somente de instrumentos.
A avião decolou de Canela às 9h15 com fado a Jundiaí, São Paulo, mas caiu pouco depois.
Equipes de resgate, uma vez que o Corpo de Bombeiros, a Brigada Militar e a Polícia Social, foram acionadas rapidamente para atender à ocorrência. A superfície foi isolada pela Brigada Militar, e as autoridades seguem investigando o caso.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste