notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral
  • Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque
  • Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: “tem fé pública” Noticias No BR
  • Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá
  • MEC compra apenas livros de Português e Matemática para escolas públicas
  • Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF
  • Pior que não declarar é comprar Bitcoin com P2P dessa forma, alerta Ana Paula Rabello Noticias No BR
  • Inmet alerta para geada no Sul e Sudeste nesta terça-feira
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Liberais que apoiaram Lula em 2022 abandonam navio do PT

Liberais que apoiaram Lula em 2022 abandonam navio do PT

Escrito por Leonardo Desideri21 de dezembro de 2024Updated:21 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

No primícias do mês, pesquisa da Quaest com 105 agentes do mercado financeiro apontou que 90% deles avaliavam negativamente o governo Lula. No final de 2023, esse número estava em 53%.

Cada vez mais, economistas e empresários reconhecidos por seu viés liberal que apoiaram francamente o presidente Lula nas eleições de 2022 se mostram críticos às escolhas do governo na dimensão econômica. Em declarações a veículos de informação e nas redes sociais, manifestam sua desilusão com a gestão de Fernando Haddad no Ministério da Herdade.

No término de novembro, o bilionário Rubens Ometto, que doou R$ 1 milhão para a campanha do PT em 2022, deixou explícita sua desilusão com o atual governo: “Acho que a gente está numa situação muito difícil. Quando você é empresário e vê tudo que está acontecendo, vê claramente uma política de partido, de não reduzir [gastos]. Está muito fácil resolver, é só resolver o problema do déficit fiscal que tudo se assenta, mas eles não querem fazer”.

Em outubro, o economista e ex-presidente do Banco Médio Armínio Rocha havia manifestado opinião parecida: “O Brasil já tinha que ter entendido que responsabilidade fiscal é algo bom. Produz mais prosperidade, mais oportunidades. Enquanto o Brasil tiver as finanças públicas fora do lugar, nós vamos estar com taxas de juros astronômicas. É muito difícil imaginar o Brasil se desenvolvendo plenamente com uma taxa de juros real acima de 6%”.

Dois anos detrás, em outubro de 2022, dias antes do segundo vez das eleições, o mesmo Rocha organizou com a portanto senadora Simone Tebet (MDB-MS) – agora ministra do Planejamento e Orçamento de Lula – um jantar com mais de 600 representantes da escol econômica brasileira para convencê-los a estribar o PT. “Primeiro: vou votar em Lula. Segundo: vou votar sem qualquer condição. Terceiro: vou votar com convicção”, disse ele na ocasião, de conformidade com o portal G1.

Além de ter promovido o jantar, Rocha já havia assinado dias antes com os economistas Pedro Malan, Persio Arida e Edmar Bacha uma nota conjunta de escora a Lula. “Votaremos em Lula no 2º turno; nossa expectativa é de condução responsável da economia”, dizia a nota.

Passados quase dois anos, em junho de 2024, Bacha, um dos signatários daquela missiva, demonstrou desilusão em relação ao horizonte do país: “O Brasil podia decolar, mas o Lula não deixa”, afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo.

Não foi por falta de aviso, dizem analistas liberais que sempre se opuseram a Lula

Para dois analistas políticos liberais que sempre se opuseram a Lula, é difícil crer que as personalidades citadas não imaginassem quais seriam as opções econômicas do PT em um novo governo. Ambos consideram que os sinais eram claros desde antes de Lula assumir.

O observador político Christian Lohbauer, um dos fundadores do partido Novo, admira algumas dessas figuras liberais e se diz perplexo até hoje com o posicionamento delas em 2022. “São verdadeiros ídolos, pelo menos meus ídolos. Os caras que fizeram este país dar um salto para frente, que foram massacrados pelo PT quando estavam no governo. Nessa época da eleição de 22, eu falei: ‘não é possível’. E não consigo explicar até hoje”, diz. “Não é para economia, política ou para outras ciências do tipo. É para a psiquiatria mesmo.”

Para ele, qualquer tentativa de explicação “foge da economia”. “Foi um posicionamento totalmente emocional, porque os números que o governo Bolsonaro apresentava e o [ex-ministro da Economia] Paulo Guedes apresentava, número é número, não dá para brigar com o número, e os números que foram apresentados no final de 22, depois de uma pandemia, foram muito razoáveis”, diz.

“Não sei se eles fantasiaram o modelo Lula-Mandela… O modelo Lula-conciliador, Lula-integrador, se pensaram: ‘Já que ele sempre foi amigo dos bancos mesmo, quem sabe agora ele pode mostrar que é um estadista'”, comenta. “Estavam muito incomodados com a ascensão do que veio a ser chamado de ‘bolsonarismo’. Muita gente, quando você vai falar nesse assunto, não responde racionalmente. Desconectam a racionalidade. Não é erro econômico. Eles entraram numa ficção, uma história da carochinha, e acreditaram naquilo. Eu gostaria de perguntar para o Malan, que para mim é um dos caras mais importantes de toda essa geração: ‘o que que aconteceu com você, que ouvia fora FHC e fora FMI todos os dias desse pessoal?’ Enquanto ele esteve no Ministério [da Fazenda], ele tomava isso todos os dias”, comenta.

Para Lucas Berlanza, presidente do Instituto Liberal, alguns economistas liberais “quiseram acreditar numa ilusão que fabricaram”. “Dizer que essas pessoas foram pegas de surpresa pelo que está acontecendo, a meu ver – e não quero singularizar a experiência mental de cada um –, mas, a meu ver, a tendência mais provável é que se trate de uma desonestidade intelectual”, afirma. “O Lula pode ser acusado de muita coisa, mas mentir sobre o que seria a sua posição econômica ele não mentiu. Ele sempre acreditou na gastança, sempre teve isso na essência da agenda dele, e não mascarou isso quando entrou na eleição de 2022”, acrescenta.

Em 2022, acadêmicos associados a grupos liberais, porquê alguns membros do movimento Livres, chegaram a lançar uma missiva de escora a Lula. Berlanza não vê nenhuma justificativa racional para uma opção de um liberal pelo PT.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Para ele, sob qualquer perspectiva para um liberal, havia uma diferença clara entre as plataformas de Bolsonaro e Lula em 2022. Bolsonaro, diz Berlanza, apesar de ter um pretérito antiliberal, ser um populista e ter defendido a ditadura, apresentou uma equipe técnica de liberais liderada por Guedes. Ainda que se considerassem seus “defeitos teóricos e estéticos”, do ponto de vista econômico era evidente que a proposta liberal de Bolsonaro era uma vantagem sobre o PT.

“O que era a plataforma do Lula? Intervencionismo econômico. Do ponto de vista econômico, para um liberal, a comparação era clara. E do ponto de vista político, o Lula também não tem absolutamente nada de democrático: um sujeito que sempre apoiou todo tipo de autoritarismo da América Latina, os regimes autoritários da região, o socialismo do século 21, patrocinou-os politicamente e economicamente. E conta com todo um amparo burocrático do Estado. É só olhar toda a composição do Supremo Tribunal Federal hoje, nomeada pelos governos do PT, que ajuda a manter o nosso Estado de Direito bastante disfuncional. Se Bolsonaro vencesse, ia indicar mais dois nomes no STF. Por mais que a gente possa criticar as indicações que ele fez, quebraria um pouco esse domínio que tem ali dentro. Então, se a gente fizesse um cálculo pragmático, comparando a plataforma de um com a de outro, não consigo entender por que um liberal optaria racionalmente pelo PT. Absolutamente me escapa a argumentação para justificar isso.”

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorNovo aciona Percentagem Interamericana de Direitos Humanos
Próximo Post Avalanche ganhou 11,77% no mês pretérito e deve atingir US$ 54,29 em 26 de dezembro de 2024
Leonardo Desideri

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

31 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

22 de julho de 2025
Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

22 de julho de 2025
Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: "tem fé pública"

Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: “tem fé pública” Noticias No BR

22 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.