O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), confirmou, nesta sexta-feira (20), os últimos nomes para o secretariado de sua gestão a partir de 2025. O proclamação completa a lista de nomes que começou a ser divulgada em novembro.
Com a indicação de Ana Zornig Jayme para a presidência do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o atual presidente do instituto, Luiz Fernando Jamur, foi confirmado porquê secretário municipal de Obras Públicas, adiante da Smop.
De pacto com Pimentel, Jamur conta com um perfil capaz de solidar o processo de integração entre planejamento, projeto e entrega de obras estruturantes para a capital paranaense. Ele vai comandar uma secretaria com um papel ampliado, uma vez que a novidade gestão vai integrar à Secretaria Municipal de Obras Públicas os serviços da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento de Projetos (Utag).
Esta unidade, explicou o prefeito eleito, será responsável pela coordenação de programas internacionais e na orientação e captação de financiamentos externos de infraestrutura urbana para Curitiba.
Confira os nomes dos outros secretários indicados por Pimentel
Para a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), a gestão Pimentel terá Almir Bonatto porquê titular. Engenheiro social graduado pela Universidade Federalista do Paraná, é servidor municipal há 30 anos. Ele trabalhou em diversos setores da gestão municipal, com ênfase em cargos estratégicos na Secretaria de Obras Públicas.
A economista Daniele Regina dos Santos, atualmente superintendente executiva da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, será a novidade secretária municipal de Gestão de Pessoas (SMGP). Com 32 anos de experiência no serviço público, a economista trabalhou nas secretarias de Ensino, Governo e Planejamento e de Governo.
Para a recém-criada Secretaria Municipal da Mulher e Paridade Racial (SMIR), a indicação foi pelo nome de Marli Teixeira Leite. Servidora municipal desde 1988, a futura secretária tem em seu currículo uma poderoso atuação porquê figura medial dos movimentos negros de Curitiba. Atualmente, Marli é assessora de Promoção e Paridade Racial na gestão municipal.
O jornalista Thiago Bonagura foi indicado para assumir porquê secretário municipal inesperado para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba. Thiago foi, por 10 anos, diretor de Informação e Cerimonial da prefeitura de Pinhais. Ele também trabalhou porquê superintendente de gabinete do deputado federalista Luizão Goulart (Solidariedade).
Ele vai ocupar o posto deixado por Leverci Silveira Rebento. O biólogo agora vai comandar outra secretaria, a de Segurança Fomentar e Nutricional. Leverci já foi secretário municipal nas prefeituras de Quatro Barras e Piraquara, e vinha adiante da secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba desde a geração da pasta, em 2021.
Vereador reeleito deixará incumbência na Câmara para ocupar secretaria
O vereador reeleito Professor Euler (MDB) deixará a cadeira conquistada na Câmara Municipal para assumir a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). Sua saída abre uma vaga no legislativo, que deve ser preenchida por João das 5 Irmãos (MDB), que teve 5.396 votos nas Eleiçòes 2024.
Para a presidência da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) o nome indicado foi o do gestor André Baú. Servidor da Caixa Econômica Federalista por 40 anos, exerceu atividades ligadas à habitação em seu período na estatal.
O atual presidente da Cohab, José Lupion Neto, será o novo presidente da Curitiba S.A. Em seu currículo, Lupion Neto conta com passagens pela presidência das Centrais de Aprovisionamento do Paraná (Ceasa) e pela superintendência da Secretaria Municipal de Governo de Curitiba.
Dario Paixão foi mantido por Pimentel adiante da Filial Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. Assim porquê ele, Marina Bueno seguirá na presidência do Instituto Curitiba de Saúde (ICS).
Atual diretor do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Júnior foi escolhido para a Instalação Cultural de Curitiba. Ele será responsável por comandar projetos culturais nas áreas de música, literatura, audiovisual, dança e economia criativa.
O ex-secretário de Saúde e Turismo de Antonina José Luiz Velloso foi o indicado para comandar o Instituto Municipal de Turismo (IMT). Em seu trabalho no litoral, o jornalista e presidente do PL Jovem Paraná colaborou para a inclusão de Antonina no programa PAC Cidades Históricas, do governo federalista.
“Hoje anunciamos a equipe completa que, ao meu lado e do vice-prefeito Paulo Martins (PL), vai transformar nosso projecto de governo autenticado pela população em ações e obras. Com dedicação, responsabilidade, união e sinergia entre integrantes mais jovens e os mais experientes, nosso compromisso é manter o que já funciona muito em Curitiba e seguir com qualidade no que ainda pode ser aperfeiçoado, sempre colocando as pessoas em primeiro lugar”, concluiu Pimentel.