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Home - Diversos - Quanto vai custar o pedágio na BR-277 no oeste do Paraná

Quanto vai custar o pedágio na BR-277 no oeste do Paraná

Escrito por Paraná20 de dezembro de 2024Updated:20 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 4 Mins
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O preço da tarifa de pedágio do lote 6 das rodovias do Paraná deve variar entre R$ 9,94 e R$ 17,09 para automóveis, acrescidos da inflação do período entre o edital de licença à iniciativa privada e o início da cobrança. De nove praças, seis estão na BR-277, rodovia considerada o principal galeria logístico do Paraná para escoamento da produção industrial e agrícola do estado, ligando o oeste paranaense ao Porto de Paranaguá.

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Os valores são resultado do desconto de unicamente 0,08% oferecido pela EPR no leilão realizado nesta quinta-feira (19), na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). A proposta impacta na tarifa básica estipulada pelo edital de licença. Com uma única interessada e sem disputa no viva-voz, o desconto ficou restringido ao lance mínimo apresentado pela EPR.

Nos lotes 1 e 3, os abatimentos foram de 18,25% e 26,6%, respectivamente, motivados pela concorrência. Já nos lotes 2 e 6, a EPR foi a única participante dos leilões na B3 e arrematou os dois lotes, que integram o galeria logístico, do oeste ao leste, formado pela BR-277 com a mesma oferta. O desconto de 0,08% inviabiliza tarifas menores nos pedágios com impacto direto no dispêndio operacional para o transporte de cargas até Paranaguá.

No caso de caminhões com oito eixos — a categoria mais face —, os preços estimados são:

  • BR-277 (Prudentópolis): R$ 120,65 + inflação
  • BR-277 (Candói): R$ 116,17 + inflação
  • BR-277 (Laranjeiras do Sul): R$ 109,88 + inflação
  • BR-277 (Cascavel): R$ 109,15 + inflação
  • BR-277 (Firmamento Azul): R$ 109,60 + inflação
  • BR-277 (São Miguel do Iguaçu): R$ 125,90 + inflação
  • PR-280 (Pato Branco): R$ 79,51 + inflação
  • PR-182 (Ampére): R$ 96,91 + inflação
  • BR-163 (Lindoeste): R$ 136,72 + inflação

O preço do pedágio a ser praticado no lote 6 do Paraná, para automóveis, deverá ter a seguinte variação: 

  • BR-277 (Prudentópolis): R$ 15,08 + inflação
  • BR-277 (Candói): R$ 14,52 + inflação
  • BR-277 (Laranjeiras do Sul): R$ 13,74 + inflação
  • BR-277 (Cascavel): R$ 13,64 + inflação
  • BR-277 (Firmamento Azul): R$ 13,70 + inflação
  • BR-277 (São Miguel do Iguaçu): R$ 15,74 + inflação
  • PR-280 (Pato Branco): R$ 9,94 + inflação
  • PR-182 (Ampére): R$ 12,11 + inflação
  • BR-163 (Lindoeste): R$ 17,09 + inflação

De concórdia com a ANTT, ainda não há uma data exata para o início da cobrança da tarifa de pedágio das rodovias do lote 6. A assinatura do contrato deve ocorrer até 2 de abril de 2025 e, seguindo o que ocorreu com os dos primeiros lotes, a cobrança pode encetar em maio de 2025.

No edital, a ANTT obriga a concessionária a realizar algumas intervenções antes de autorizar o início da cobrança, porquê expelir buracos na pista, recontar com sinalização nivelado e vertical completas e fazer a retirada de vegetação rasteira em vias de aproximação, trevos, postos de paragem e praças de pedágio.

No contrato a ser assinado entre a EPR e a ANTT, há a previsão de que usuários pode usar tags porquê meio de pagamento e tenham desconto de 5% na tarifa.

Três novas praças de pedágio serão implantadas no Paraná

O lote 6 contará com nove praças de pedágio, sendo que seis delas já existem, todas localizadas na BR-277, e que foram desativadas em seguida o término dos contratos anteriores, em novembro de 2021. Porquê esse lote abrange também rodovias estaduais, mormente na relação entre Cascavel e Pato Branco, está prevista a implantação de três novos pontos de cobrança.

A primeira rossio de pedágio novidade ficará no km 280 da PR-280, em Pato Branco. A segunda ficará em Ampére, no km 512 da PR-182. E a terceira rossio será implantada em Lindoeste, no km 157 da BR-163.

Os demais pontos de cobrança seguem inalterados, localizados em Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Firmamento Azul e São Miguel do Iguaçu.

A novidade concessionária também poderá adotar o sistema de cobrança sem cancelas, também espargido porquê free flow. Nesse protótipo, equipamentos instalados em pórticos estratégicos das rodovias leem as informações dos veículos que passam, seja de forma automática para quem tem tags ou pela placa do veículo — neste último caso o motorista precisa entrar no site da concessionária para efetuar o pagamento.

Utilizado em mais de 20 países, porquê Estados Unidos, Itália, Noruega, Suíça, China e Chile, o sistema começou a funcionar no Brasil em 2023 na rodovia Rio-Santos (BR-101). Hoje, estradas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo usam esse protótipo. No Paraná, a Via Araucária está realizando testes em parceria com a Velsis no quilômetro 138 da BR-277, em São Luiz do Purunã.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

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