notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Indústria registra pior desempenho em um ano e meio
  • PF e Receita investigam PCC em crimes na Faria Lima
  • Trump promete endurecer combate ao crime nos EUA
  • Raul Gil recebe alta após tratamento de diverticulite aguda em São Paulo
  • EUA usam Lei Magnitsky para sancionar golpistas de criptomoedas no sudeste asiático Noticias No BR
  • Defesa de Bolsonaro aponta vícios em julgamento no STF
  • Procon multa Piracanjuba por confundir consumidor com embalagens
  • TCU identifica R$ 85 milhões em emendas sem projeto formal
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Uso da tecnologia na ensino do Paraná é tema de debate

Uso da tecnologia na ensino do Paraná é tema de debate

Escrito por Paraná11 de dezembro de 2024Updated:11 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Em meio à polêmica sobre a proibição de celulares nas escolas, evidenciada nas últimas semanas com a sanção da medida pelo governo de São Paulo, a perito em ensino Cláudia Costin afirma ser contra o uso de celulares em sala de lição, no evento “Paraná que educa”, promovido na última terça-feira (10) pela Jornal do Povo, em parceria com o governo do Paraná.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

No Paraná, medida similar foi anunciada em outubro pelo governo do estado: é proibido o uso de celulares para fins pessoais, porquê redes sociais, chamadas, mensagens ou jogos durante o horário das aulas. Caso isso ocorra, o estudante pode receber ações disciplinares previstas no regimento escolar. O uso do equipamento está condicionado à autorização prévia do professor responsável pela turma.

A instrução normativa do governo paranaense indica que “cabe às instituições de ensino prever em seus projetos político-pedagógicos o desenvolvimento de ações de conscientização sobre o uso responsável de tecnologias”.

Cláudia, que é fundadora e diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cofundadora do movimento “Todos pela ensino”, defende que não é preciso suprimir o uso de livros impressos para inserir a tecnologia na ensino e, consequentemente, no dia a dia dos estudantes.

claudia-costin-roni-miranda-debatem-desafios-educacao
O secretário da Educação do paraná, Roni Miranda, e a especialista Cláudia Costin debatem o uso de tecnologias no ensino, em evento organizado pela Gazeta do Povo.| Ezequiel Prestes/Especial para a Gazeta do Povo

Ainda no debate sobre o uso de tecnologias no ensino público, Claudia – que foi secretária da Educação do Rio de Janeiro – evidenciou a utilização dos “BIs”, Business Intelligence, um conjunto de processos e ferramentas que permitem coleta, análise e organização de dados para a tomada de decisões estratégicas. O BI é utilizado para nortear decisões na Secretaria da Educação do Paraná.

“É fundamental trabalhar com dados em aprendizagem”, diz a especialista, referindo-se às informações coletadas e compiladas por meio do BI. Ela falou ainda sobre a iniciativa da Secretaria da Educação do Paraná em usar inteligência artificial para corrigir redações. “É uma forma eficiente de usar a IA e ajudar professores a otimizar o tempo e usá-lo de outra forma”, acrescenta.

No painel do qual ela participou no evento da Gazeta do Povo, Claudia apontou desafios no âmbito educacional brasileiro para os próximos anos. “A ensino precisa ser inclusiva e dar oportunidades iguais a meninas e meninos”, disse a especialista, conhecida como mentora de secretários de educação Brasil afora.

Para ela, a valorização dos professores deve partir dos próprios, que em alguns casos não enaltecem as conquistas dos colegas e repassam isso à sociedade. “A sociedade olha para o professor com pena e não com reverência e espanto profissional”, afirma.

Tecnologia é parte da rotina nas escolas da rede estadual

A tecnologia tornou-se aliada da educação pública do Paraná, que possui mais de 20 ferramentas de análises de dados que acompanham os índices das escolas estaduais. É também a tecnologia utilizada na educação que permite que milhares de professores façam cursos de formação de curta duração.

“São muro de 93 milénio professores que passaram por cursos que discutem as práticas em sala de lição – e não teorias. As formações acontecem via Google Meet“, contou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Outro exemplo citado pelo secretário são as aulas prontas para que professores possam utilizá-las ou, até mesmo, modificá-las caso sintam necessidade.

“Esse material fica salvo em um drive e é editável, da mesma forma que ocorre em escolas particulares. Precisamos parar de pensar a ensino pública com mediocridade”, salientou o secretário.

claudia-costin-roni-miranda-debatem-desafios-educacao
O secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda, no summit “Paraná que educa”.| Ezequiel Prestes/Especial para a Gazeta do Povo

A prática da leitura nas escolas paranaenses foi outro ponto evidenciado por Roni Miranda. Ele citou que os alunos da rede estadual leram 1,2 milhão de livros em 2024. Para que essa leitura seja verificada, o aluno precisa responder a quatro perguntas a cada 10% do progresso na obra literária.

“Tudo isso é provável por meio de coleta de dados constantes. Não há porquê definir se a ensino vai muito sem julgar essas informações”, define o secretário. Ele também disse que 6 milhões de redações foram escritas por alunos da rede estadual durante esse ano letivo, usando ferramentas que auxiliam o professor no momento de avaliá-las.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Outra questão levantada pelo secretário da Educação é o aprendizado da língua inglesa. Ao utilizar um aplicativo para auxiliar no ensino do idioma, os estudantes melhoraram as notas nas provas diagnósticas que são feitas e mostraram o conhecimento apreendido.

Tecnologia na educação estadual é compartilhada com municípios

Uma iniciativa que foi destaque no summit “Paraná que educa” é a “Educa juntos”, programa do governo estadual que permite o compartilhamento de parte da tecnologia utilizada pela rede aos 399 municípios paranaenses.

Os professores têm acesso, de forma gratuita, ao programa que permite o professor fazer a chamada de forma online, com agilidade, aos cursos de formação continuada, especialmente na área de alfabetização, e a materiais que facilitam o ensino de diversas disciplinas. “Temos 14 milénio professores em todo o estado aprendendo sobre alfabetização”, exemplificou o secretário.

Precisamos parar de pensar a educação pública com mediocridade.

Secretário da Educação do Paraná, Roni Miranda

A Gazeta do Povo foi representada no summit “Paraná que educa” pela diretora da unidade Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Ana Amélia Filizola. “A Jornal do Povo, nos seus 105 de história, acompanhou e acompanha o desenvolvimento desse estado. Esse evento simplifica e solidifica muito muito a nossa missão: estimular em cada um jeito de ser melhor. Essa discussão vai trazer mais luz ainda, para um setor tão importante para o país”, evidenciou Ana Amélia.

Prestigiaram o evento da Jornal do Povo em parceria com o governo do Paraná o vice-governador Darci Piana; o ex-governador e secretário do Codesul pelo Paraná, Orlando Pessuti; o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Celso Kloss; o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; e o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorEconomia e violência puxam desaprovação de Lula na metade do procuração
Próximo Post Beirada-Mar é níveo de buscas em cubículo de presídio federalista
Paraná

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 08 31 170141

Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Tecnologias emergentes transformam politica

Tecnologias emergentes transformam política, economia e sociedade no Brasil

9 de agosto de 2025
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

7 de junho de 2025
Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

11 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Indústria registra pior desempenho em um ano e meio

Indústria registra pior desempenho em um ano e meio

10 de setembro de 2025
PF e Receita investigam PCC em crimes na Faria Lima

PF e Receita investigam PCC em crimes na Faria Lima

10 de setembro de 2025
Trump promete endurecer combate ao crime nos EUA

Trump promete endurecer combate ao crime nos EUA

10 de setembro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.