notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • EUA querem investigar presença chinesa no agronegócio brasileiro
  • Crise nas tarifas: governo Lula enfrenta isolação diplomática e prejuízos agrícolas
  • Marcelo Suave solicita entrevista com Bolsonaro ao STF
  • Filipino refém do Hamas batiza filha em homenagem a Israel
  • SEC autoriza ETFs a fazerem resgates diretos em Bitcoin Noticias No BR
  • Montadoras alertam Lula sobre riscos de incentivos à China
  • Paulo Kramer critica atuação de Mauro Vieira na crise do tarifaço
  • Atirador em Manhattan queria atingir sede da NFL, diz prefeito
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - CCJ pode voltar a homiziar presidente depois caso de prevaricação

CCJ pode voltar a homiziar presidente depois caso de prevaricação

Escrito por Paraná9 de dezembro de 2024Updated:9 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O presidente da Parlamento Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSD), convocou para esta segunda-feira (9) a votação para definir os deputados que vão integrar as comissões permanentes da Mansão no biênio 2025-2026. O documento, protocolado no Legislativo estadual por Traiano às 16h30 da última sexta-feira (6), alega que “é essencial que as eleições ocorram na data proposta” para prometer que “o segundo biênio da Legislatura se inicie com as comissões plenamente constituídas e aptas a desempenhar suas funções”.

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Traiano argumenta ainda que “dessa forma, os trabalhos legislativos poderão ser retomados com agilidade e eficiência, fortalecendo o andamento das atividades parlamentares”. Os membros para cada percentagem foram indicados pelos partidos na última semana e a antecipação das eleições para antes do recesso parlamentar ainda em 2024 foi movimento articulado nos bastidores por Traiano, que almeja o comando da Percentagem de Constituição e {{aqui}} (CCJ). A partir de fevereiro de 2025, a Alep será presidida por Alexandre Curi (PSD).

O prazo para as indicações, sob a responsabilidade dos líderes das legendas da Mansão, atendendo o critério da proporcionalidade partidária, venceu na semana passada, e a expectativa é que os integrantes das 29 comissões permanentes sejam conhecidos logo depois a sessão da Parlamento Legislativa desta segunda-feira. A CCJ é composta por 13 membros e a votação é oportunidade. As demais comissões possuem sete membros titulares e sete suplentes.

Mesmo depois o escândalo de prevaricação que veio à tona depois da confissão de recebimento de propina no Concordância de Não Persecução Penal (ANPP), homologado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Traiano é considerado o predilecto ao missão de presidente da CCJ, o que deve manter a influência do coligado do governador Ratinho Junior (PSD) na Parlamento Legislativa.

Traiano está na presidência da Mansão há 10 anos e resiste à pressão pela repúdio desde dezembro de 2023, quando o ANPP firmado com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) foi revelado pela prelo. No combinação, que estava em sigilo na Justiça, o presidente da Alep confessou o recebimento de R$ 100 milénio para renovação de um contrato na TV Parlamento. 

Com a reembolso de valores, pagamento de multas e confissão, exigências previstas pelo ANPP, o deputado estadual se livrou do processo por prevaricação na Justiça, se manteve na cadeira mais importante do Legislativo paranaense e deve ser eleito para comandar a CCJ até 2026, quando pode disputar as eleições porquê “ficha limpa”. Procurado pela reportagem da Publicação do Povo, Traiano não retornou ao contato até a publicação deste texto – o espaço se mantém simples para posicionamento do parlamentar.

Ademar Traiano confessou o recebimento de R$ 100 milénio porquê propina para renovação de um contrato na TV Parlamento.

Caso Traiano seja eleito porquê o novo presidente da CCJ, não será a primeira vez que a percentagem mais importante da Alep abriga um ex-presidente do Legislativo depois de um escândalo de prevaricação no Paraná. O deputado estadual Nelson Justus (União) foi presidente da Alep entre 2007 e 2010, durante o escândalo de prevaricação denunciado pela série de reportagens da Publicação do Povo e da RPCTV, os Diários Secretos, que revelou o esquema de meandro de numerário público dentro da Mansão, por meio da nomeação de funcionários fantasmas.

Um questionário criminal foi simples para investigar a participação de Justus em 2010. Cinco anos depois, o MP-PR ofereceu denúncia contra o ex-presidente e mais 31 pessoas ligadas ao gabinete parlamentar por formação de quadrilha, peculato, falsidade ideológica e lavagem de numerário.

Em seguida deixar a presidência da Alep, Justus foi eleito para o comando da CCJ e ficou na cadeira de presidente da percentagem mais poderosa da Mansão entre 2011 e 2018. Três anos depois, Justus voltou ao posto principal da CCJ no biênio 2021-2022. Ele foi o único candidato e foi aclamado presidente pelos membros da percentagem.

Procurado pela Publicação do Povo, Justus disse que iria retornar à relação telefônica para comentar o ponto, mas não respondeu aos questionamentos enviados por mensagens pela reportagem até a publicação desta reportagem. O espaço segue simples para revelação.

Por que a CCJ é a percentagem mais importante da Alep? 

Em entrevista à Publicação do Povo, o diretor legislativo da Alep, Dylliardi Alessi, esclareceu quais são as atribuições da CCJ e por que a percentagem é considerada a mais importante da Mansão. Entre os poderes citados, está o “parecer terminativo”, que finaliza a possibilidade de tramitação de um processo no Legislativo.

“A principal comissão é mesmo a CCJ por dois motivos principais. O primeiro é que a CCJ analisa quase que 100% dos projetos, sendo que é a primeira que avalia essas proposições. O segundo motivo é que a CCJ é a única comissão em que um parecer contrário gera o arquivamento da proposição, diferente das demais comissões, onde o parecer contrário não significa que a proposta será arquivada”, ressaltou Alessi, lembrando que o recurso em reclamação ao parecer terminativo é vasqueiro.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Segundo o diretor, as exceções que não passam pelo crivo da CCJ são projetos que envolvem decretos legislativos, aprovação de contas da própria Alep e do governo estadual, além de outras proposições orçamentárias. “Mais de 90% dos projetos precisam passar pela CCJ para que se tornem lei”, destaca o servidor.

Alessi explica que muitos projetos são reprovados pela CCJ pois tratam de assuntos que não são de cultura dos legisladores estaduais, o que justifica a inconstitucionalidade da material por justificação das atribuições definidas pela Constituição Federalista.  “A CCJ não costuma entrar no mérito, na conveniência ou na oportunidade, mas analisa a parte técnica de constitucionalidade, legalidade, juridicidade e adequação regimental dos projetos de lei. Esse é o grande filtro nas assembleias estaduais por razão da Constituição Federal ter centralizado o poder no Congresso Nacional, na União”, esclarece.

Questionado sobre as eleições das comissões permanentes, ele respondeu que o item 36 do Regimento Interno prevê a designação dos membros das comissões permanentes no prazo de cinco dias úteis depois a eleição da Mesa. “A partir deste momento, é possível fazer a eleição em dezembro ou no início do próximo ano.”

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorE se meu livro-razão for roubado?
Próximo Post STF transforma decisões da namoro em papo de boteco
Paraná

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
EUA querem investigar presença chinesa no agronegócio brasileiro

EUA querem investigar presença chinesa no agronegócio brasileiro

30 de julho de 2025
Crise nas tarifas: governo Lula enfrenta isolação diplomática e prejuízos agrícolas

Crise nas tarifas: governo Lula enfrenta isolação diplomática e prejuízos agrícolas

29 de julho de 2025
Marcelo Suave solicita entrevista com Bolsonaro ao STF

Marcelo Suave solicita entrevista com Bolsonaro ao STF

29 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.