No livro “Les enfants sont rois” [As crianças são reis, sem edição no Brasil], a escritora francesa Delphine DeVigan explora a partir da ficção policial o impacto que crescer à vista de todos nas redes sociais pode ter sobre uma moçoilo. É talvez uma das primeiras obras literárias que aborda nascente fenômeno muito recente e coincide com o momento em que as primeiras crianças que cresceram no YouTube e no Instagram se tornam adultas e começam a falar da sua experiência.
Seus pais defendem há anos que seus filhos sempre quiseram participar do projeto, que estavam protegidos e que aproveitaram os benefícios de uma vida com brinquedos sempre novos e férias dos sonhos.
No entanto, algumas destas crianças, agora mais velhas, contam uma história dissemelhante, que fala da impossibilidade de consentir tão cedo, da dificuldade de viver uma mocidade sob os holofotes e das consequências que nascente tipo de puerícia moderna deixa.
Um fenômeno nascido das redes sociais
As redes sociais normalizaram o compartilhamento do seu moca da manhã, do projeto em que você está trabalhando na sua empresa e da última viagem que fez.
A vida familiar não ficou de fora deste contextura de exibição da vida pessoal. Muitas vezes esta exposição permanece na esfera limitada de uma conta privada. Em outras, é feita a partir de contas públicas que expõem as crianças aos olhares indiscretos de estranhos.
Isto por si só representa um problema de segurança, uma vez que um uniforme pode revelar a escola em que os seus filhos estudam, ou um pequeno vídeo dos seus pequenos a voltar a lar pode revelar onde você mora.
Soma-se a isso o pesadelo de todos os pais: a presença de pedófilos na internet. E há mais ameaças: várias campanhas contra o sharenting – porquê a lançada há um ano pela empresa de telefonia alemã Deutsche Telekom – enfatizam os riscos de segurança colocados pela exposição de menores: roubo de identidade, reprodução de voz para cometer fraude ou a geração de imagens pornográficas usando perceptibilidade sintético.
Um estudo do Barclays Bank estima que, até 2030, dois terços do roubo de identidade poderão ser atribuídos ao sharenting, enquanto uma pesquisa da Microsoft mostrou que, no mesmo ano, o excesso de informação sobre crianças nas redes sociais poderá ser a principal culpa de mais de dois terços do roubo de identidade.
Mas, para além do comportamento criminoso, há aqueles que se rebelam contra o próprio noção de sharenting – um inglesismo que vem de share (compartilhar) e de parenting (paternidade) – unicamente por culpa da perda de privacidade que isso implica e da violação dos direitos de imagem dos menores.
Certamente, não é fácil para os pais estabelecer limites. Quer exibir o fruto no primeiro dia de lição ou no natalício e acaba compartilhando também a transição da fralda para o penico, as notas escolares, os primeiros conflitos com os amigos ou os distúrbios de aprendizagem e desenvolvimento que as crianças sofrem. Tudo isto sem o consentimento dos menores ou com consentimento muito parcial, pois uma moçoilo não é capaz de calibrar as consequências desse tipo de informação sobre a sua vida estar no buraco preto que é a Internet.
Uma reportagem do The New York Times registrou conversas entre pais e filhos sobre esse tópico. “Qualquer pessoa pode ver uma foto minha de maiô e pensar algo que eu não quero que pensem”, explica uma menor à mãe. “Qualquer pessoa pode ver você na praia e tirar fotos suas também”, ela responde. “Mas você é minha mãe”, diz a juvenil e, aqui, a mãe parece refletir.
No final, uma resposta honesta parece revelar a verdadeira raiz do problema. “Se não estiver no Instagram, não aconteceu”, diz uma das mães.
“Sharenting” com uma culpa: social ou econômica
Talvez tenha sido a televisão que abriu os olhos do mundo para as possibilidades de transformar a família num programa. A jornalista Fortesa Latifi explica porquê tudo pode ter começado aos 16 and pregnant [16 anos e grávida], programa da MTV lançado em 2009 que acompanhava mães que engravidaram aos dezesseis anos, e documentou seus conflitos de relacionamento, o relacionamento com os pais e, evidente, o promanação dos filhos. Na mesma quadra, apareceu Kate Plus 8 (do meato TLC), que acompanhou a vida de um parelha com sêxtuplos.
No entanto, foram as redes sociais que disponibilizaram isso para todos.
Os primeiros a ficarem famosos por publicarem seu cotidiano no YouTube foram os Shaytards, uma família mórmon que afirmava querer transmitir a mensagem do valor da família na sociedade. Outros vloggers familiares também afirmam servir uma culpa social, seja destacando o valor da maternidade num envolvente hostil ou prevenindo o cyberbullying. Mas, a fronteira entre a conscientização e o negócio puro é muitas vezes porosa.
O sharenting pode ser o primeiro passo para metamorfosear a publicação de teor familiar em um negócio que as redes sociais tornaram muito lucrativo. Principalmente no YouTube e no Instagram, o teor familiar faz sucesso entre os usuários e labareda a atenção de marcas que desejam patrociná-lo.
No caso dos Shaytards, o que começou porquê pequenos vídeos divertidos acabou em produções cada vez mais cuidadosas, podcasts, videoclipes e muito teor patrocinado.
Shay Butler, pai e cérebro de todo o meato, fundou com outros criadores a empresa MakerStudios, uma produtora de teor para redes sociais, e acabou a vendendo para a Disney por US$ 500 milhões [R$ 3 bilhões na cotação atual].
Os Shaytards representam o resultado estrela do teor familiar que faz sucesso no YouTube: famílias grandes e aparentemente perfeitas que publicam conteúdos que misturam uma suposta naturalidade doméstica com o entretenimento mais típico dos programas televisivos, porquê desafios ou desafios diante das câmeras. As crianças também são protagonistas de muitos vídeos patrocinados por marcas que incluem a promoção de brinquedos ou experiências de férias.
Algumas famílias de YouTubers afirmam que, ao edificar uma base de fãs para seus filhos desde cedo, estão investindo em seu horizonte, abrindo a porta para que se tornem influenciadores quando forem mais velhos.
É o caso de Emma Marie, uma moçoila de 20 anos com um milhão e meio de seguidores no YouTube que começou a fazer vídeos com a mana no meato que a mãe criou quando as meninas tinham unicamente dez e cinco anos.
O perceptível é que nascente teor funciona muito muito tanto no Instagram quanto no YouTube porque sabe tocar perfeitamente em duas chaves muito importantes nas redes sociais: a identificação com o usuário e o componente aspiracional.
Todos os pais podem se sentir compreendidos com um vlog do YouTube que fala do desespero causado por um fruto que não melhora as notas ou pugna incessantemente com o irmão. Se também estão te contando sobre isso de uma praia do Havaí e na cena seguinte você vê a felicidade das crianças ao terebrar um pacote de brinquedos enviados, você tem a receita perfeita para o sucesso.
Sharenting em xeque
A oposição a nascente tipo de teor tem desenvolvido ao longo dos anos, à medida que os riscos se tornam cada vez mais evidentes.
Não é mais só que mamãe e papai fazem você permanecer na porta da escola para tirar uma foto no primeiro dia. Acontece que de repente sua vida familiar gira em torno do teor que poderá ser gravado.
Esse fenômeno foi explicado em um de seus vídeos mais recentes por Tiffany Nelson, uma mãe mórmon que dirige um meato de teor com mais de quatro milhões de seguidores, no qual os protagonistas são seus dezesseis filhos.
Nelson explica as mudanças que vai implementar ao perceber porquê crescer diante das câmeras impactou os menores. “Eu estava tendo uma conversa muito sensível com um dos meus filhos adolescentes sobre uma situação difícil pela qual ele estava passando e outro dos meus filhos disse: ‘Isso daria um ótimo vídeo para o YouTube’”, explica ela.
Shari Franke é uma das garotas mais famosas do YouTube do momento porque sua mãe acabou de ser condenada por ataque infantil. O meato familiar, 8 Passengers [8 Passageiros], que estava inativo há alguns anos e agora foi deletado, tinha milhões de seguidores, ávidos pelos conselhos sobre paternidade e maternidade oferecidos pela mãe, Ruby Franke.
A jovem Shari compareceu recentemente perante um comitê legislativo do Utah para solicitar uma mudança na lei que exige a regulamentação do mundo da geração de conteúdos online, mormente a participação de menores e a remuneração a que deveriam ter recta. Embora Franke defenda a regulamentação, o seu objetivo é evidente: “O meu objetivo final é proibir os vlogging familiares”.
“Nunca há um bom motivo para postar seu filho online. Não existe vlogging familiar ético”, diz a jovem. “Quanto dinheiro vale a pena abrir mão da sua infância? Quando criança, eu tinha plena consciência de que era uma funcionária. O negócio deu certo quando eu estava feliz ou quando compartilhei meus conflitos com o mundo. Eu tinha poucas amizades porque tudo tinha que ser gravado e meus amigos não queriam aparecer diante das câmeras.”
Isto também é dito por outras crianças que antes pareciam viver a puerícia sonhada por qualquer menor de idade porquê pequenas celebridades e que agora alertam para o impacto que isso teve sobre elas.
Karli Reese, uma jovem que também cresceu porquê estrela de um meato familiar (Our Family Nest, Nosso ninho familiar), anunciou agora aos 19 anos que está deixando o YouTube, que a experiência de crescer sob as câmeras a fez odiar a escola, que foi vítima de assédio por segmento dos colegas, que não sabiam se os amigos só queriam relacionar-se com ela por culpa de sua glória e passar a mocidade sob o escrutínio de milhões de seguidores que se dedicaram a opinar sobre sua fisionomia e comportamento fez com que ela se odiasse por muito tempo.
Grant Khanbalinov, pai de teor familiar no TikTok, também percebeu que estava arruinando a puerícia dos pequenos: “Paramos de exibir nossos filhos. Perdemos meio milhão de seguidores de repente e perdíamos mais a cada dia.”
E, embora haja quem queira negar, o sigilo do sucesso do teor familiar são os filhos. São os menores que atraem as marcas, são os que fazem com que os utilizadores se apaixonem por elas e são os que permitem que um vídeo se transforme num negócio.
E é isso que torna a geração de teor familiar um tópico tão quebradiço. Porque as crianças não foram projetadas para se tornarem a penosa dos ovos de ouro da família. E porque a família não foi pensada para se tornar um negócio.
©2024 Aceprensa. Publicado com permissão. Original em espanhol: “Sharenting”: cuando mostrar a tus hijos en redes se convierte en un negocio