notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Vulcão Lewotobi entra em erupção e provoca evacuação na Indonésia
  • São Paulo prende 57 por venda ilegal de bebidas adulteradas
  • Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF
  • Governo dos EUA usou vulnerabilidade em carteiras para realizar maior confisco de Bitcoin da história Noticias No BR
  • Noruega investiga possível vazamento no prêmio Nobel da Paz 2025
  • Pesquisa mostra favoritos ao Senado em São Paulo para 2026
  • Damares critica ausência do Brasil na celebração da paz em Gaza
  • Projeto de decreto busca barrar ampliação dos poderes de Janja
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Censura - Gestora que censurou site crítico ao STF apoia PL da Mordaça

Gestora que censurou site crítico ao STF apoia PL da Mordaça

Escrito por Rachel Díaz1 de dezembro de 2024Updated:1 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Gestora que censurou site crítico ao STF apoia PL da Mordaça
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Renata Vicentini Mielli, coordenadora do Comitê Gestor da Internet (CGI), responsável pelo refrigeração do site “Morte à Democracia” do jornalista Eli Vieira, declarou escora à PL da Mordaça em 2023. O site trazia críticas ao Supremo Tribunal Federalista (STF). A informação foi divulgada por Vieira em um item publicado neste domingo, 1º, no Twitter/X.

O jornalista explicou que o CGI, um órgão interministerial, é responsável pelos provedores de domínios Nic.br e Registro.br. No Brasil, o governo pode intervir em qualquer domínio que termine com “.br”. Um exemplo foi o site “Morte à Democracia”, que ficou no ar por somente 16 horas.

Depois de saber que o site havia saído do ar, Vieira contatou o NIC.Br. Segundo uma atendente, o pedido para enregelar o site veio de dentro do próprio órgão.

Em 2023, em entrevista à Revista foiRenata comentou que a PL da Mordaça, que trata da regulação das redes sociais, ganhou força depois do 8 de janeiro. Para ela, regular as redes é necessário, e o PL seria um “primeiro passo” nesse debate. Ela também disse que, atualmente, a “disseminação de desinformação e discurso de ódio” ocorre em várias plataformas, porquê fórums e jogos online.

Vídeo do YouTube

Aliás, o CGI, por meio do NIC.br, divulgou uma reportagem do portal Vermelho, onde Renata afirmou que existe consenso no Comitê Gestor da Internet sobre a “importância de criar uma lei para estabelecer regras e obrigações claras para o funcionamento das plataformas digitais no Brasil”.

Em 30 de agosto, logo depois do bloqueio do Twitter/X no Brasil, Renata concedeu uma entrevista ao ICL Notícias, também de esquerda. Na ocasião, afirmou que a aprovação de “leis específicas para redes sociais” precisava ocorrer com “urgência”.

Jornalista criou site para “testar” exprobação

jornalista Eli Vieirajornalista Eli Vieira
Eli Vieira | Foto: Reprodução/Rede sociais

No mesmo item, Eli Vieira explicou que sabia dos possíveis desdobramentos ao comprar o domínio “morteademocracia.com.br”, visto que o provedor do domínio é ligado ao governo federalista. Ele descreveu a ação porquê um “teste de liberdade de expressão”.

“Eu preenchi o site com títulos e trechos de 19 reportagens e editoriais do Brasil e do mundo que mostrariam (fica a cargo do leitor decidir) que quem está matando a democracia no Brasil é o STF, que expandiu seus próprios poderes para censurar em 2019, e fez a primeira censura com os novos poderes sobre uma reportagem que implicava o nome de Dias Toffoli no maior escândalo de corrupção da história do país (talvez do mundo)”, escreveu.

O site, entretanto, não estava hospedado no Brasil. Segundo o jornalista, ele adquiriu um domínio “.br” somente porque o ministro Dias Toffoli declarou, em uma sessão, que os sites com final “.br” são de responsabilidade do CGI.

Vieira também registrou o domínio “amigodoamigodomeupai.com.br“, que segue ativo. De tratado com ele, o CGI não apresentou nenhuma lei para justificar o refrigeração do site, baseando-se somente em seu regimento interno, que afirma:

“Não poderá ser escolhido nome que desrespeite a legislação vigente, que induza terceiros a erro, que represente palavras de ordinário jargão ou abusivas ou que incida em outras vedações que talvez venham a ser definidas pelo CGI.br“

O jornalista, no entanto, assegurou que o domínio “morteademocracia.com.br” se tratava de um site satírico. O CGI entrou em contato com Vieira e solicitou uma chave Pix para realizar a restituição do valor investido na compra do domínio. Ele rejeitou.

Teor do “Morte à Democracia” criticava o STF

O jornalista criou o site depois de uma fala de Toffoli no julgamento de processos sobre o Marco Social da Internet. O STF vai sentenciar sobre a regulação das redes sociais no país.

Na ocasião, o magistrado perguntou a uma advogada que representava uma das plataformas se o domínio “morteademocracia.com.br” poderia ser registrado. A jurista respondeu que “sim”. Depois, o ministro continuou: “E para retirá-lo do ar, dependerá de uma decisão judicial, em razão do artigo 19”.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f
Segundo Eli Vieira, os ministros não ouvem realmente o argumento dos advogados das redes sociais | Foto: Reprodução/morteademocracia.censuranao.comSegundo Eli Vieira, os ministros não ouvem realmente o argumento dos advogados das redes sociais | Foto: Reprodução/morteademocracia.censuranao.com
Segundo Eli Vieira, os ministros não ouvem realmente o argumento dos advogados das redes sociais | Foto: Reprodução/morteademocracia.censuranao.com

Vieira disse a Oeste que criou a página para provar “a fraqueza dos argumentos de Toffoli, que ignorou as palavras de uma especialista sobre os brasileiros serem livres para criar domínios como este”.

“O fato de o ministro ter argumentado com a insinuação de que não somos livres só demonstra que há um acordo ali”, afirmou o jornalista. “O acordo é entre Alexandre de Moraes e outros autoritários, como Flávio Dino e Cármen Lúcia, para derrubar o artigo 19 do Marco Civil.”

Ainda segundo ele, os ministros não ouvem realmente o argumento dos advogados das plataformas das redes sociais. “E claramente já têm uma decisão pronta para limitar mais ainda as nossas liberdades.”

Segundo Eli Vieira, o conteúdo do site deixa os visitantes concluírem por si mesmos qual é o respeito que ministros do STF têm pela democracia e pelas liberdades individuais | Foto: Reprodução/morteademocracia.censuranao.comSegundo Eli Vieira, o conteúdo do site deixa os visitantes concluírem por si mesmos qual é o respeito que ministros do STF têm pela democracia e pelas liberdades individuais | Foto: Reprodução/morteademocracia.censuranao.com
Segundo Eli Vieira, o teor do site deixa os visitantes concluírem por si mesmos qual é o reverência que ministros do STF têm pela democracia e pelas liberdades individuais | Foto: Reprodução/morteademocracia.censuranao.com

O repórter publicou várias reportagens e editoriais nacionais e estrangeiros que denunciam decisões controversas da Suprema Galanteio do Brasil. De tratado com ele, os textos deixam os visitantes do site concluírem por si mesmos qual é o reverência que ministros do STF têm pela democracia e pelas liberdades individuais.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste



Leia a materia original do artigo

Post AnteriorPrevisão de preço do Worldcoin – Preço do WLD estimado em US$ 4,42 até 06 de dezembro de 2024
Próximo Post Fantom está sendo negociado -14,56% aquém de nossa previsão de preço para 06 de dezembro de 2024
Rachel Díaz

Veja outras matérias!

Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF

Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF

Damares critica ausência do Brasil na celebração da paz em Gaza

Damares critica ausência do Brasil na celebração da paz em Gaza

Amorim critica Nobel a María Corina: política em vez de paz

Amorim critica Nobel a María Corina: política em vez de paz

Lula inicia escolha do sucessor de Barroso no STF, diz Randolfe

Lula inicia escolha do sucessor de Barroso no STF, diz Randolfe

Prerrogativas apoia Jorge Messias para o STF: espírito público em destaque

Prerrogativas apoia Jorge Messias para o STF: espírito público em destaque

Flávio Bolsonaro afirma que anistia ampla tem apoio no Congresso

Flávio Bolsonaro afirma que anistia ampla tem apoio no Congresso

Políticos brasileiros celebram 80 anos do Partido Comunista norte-coreano

Políticos brasileiros celebram 80 anos do Partido Comunista norte-coreano

Juiz afirma que homens brancos não são grupo vulnerável juridicamente

Juiz afirma que homens brancos não são grupo vulnerável juridicamente

Argentina condena brasileiro por tentativa de homicídio contra Cristina Kirchner

Argentina condena brasileiro por tentativa de homicídio contra Cristina Kirchner

EM DESTAQUE
Ícone de Busca

Uma estudo cuidadosa da verdadeira minuta do golpe

26 de novembro de 2024

Carretas de Mamografia e Empreendedorismo do SP por Todas chegam a Andradina

27 de janeiro de 2025
Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, está preso sob acusação de ter viajado para os EUA

resguardo se manifesta depois de indiciamento

21 de novembro de 2024
Ícone de Busca

Direita se anima com impacto político da novidade era Trump no mundo

9 de janeiro de 2025
Secretário do Rio ofende bolsonaristas e apaga posts

Secretário do Rio ofende bolsonaristas e apaga posts

8 de setembro de 2025
NOVIDADES
Vulcão Lewotobi entra em erupção e provoca evacuação na Indonésia

Vulcão Lewotobi entra em erupção e provoca evacuação na Indonésia

15 de outubro de 2025
São Paulo prende 57 por venda ilegal de bebidas adulteradas

São Paulo prende 57 por venda ilegal de bebidas adulteradas

15 de outubro de 2025
Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF

Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF

14 de outubro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.