A cidade de Marataízes vai sediar, na próxima quarta-feira (4), o Seminário da Pesca Sul Capixaba: Desafios e Perspectivas, que reunirá pesquisadores, gestores públicos, pescadores e profissionais do setor para discussões sobre temas importantes para o progressão da atividade pesqueira no Espírito Santo.
Um dos principais objetivos do evento, organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rústico (Incaper), Instituto Federalista de Instrução, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Piúma e Prefeitura de Marataízes, é apresentar os resultados preliminares de estudos sobre a pesca da lagosta no Estado.
As pesquisas são realizadas por meio do projeto “Avaliação dos impactos socioeconômicos e ambientais gerados pelas Instruções Normativas nº 138/2006 e 54/2019 que estabelecem os tamanhos mínimos de captura e período de defeso da Lagosta”, financiado pela Secretaria da Cultura, Provisão, Aquicultura e Pesca (Seag), com suporte da Instauração de Arrimo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Conduzidos pelo Incaper e pelo Ifes – Campus Piúma, esses estudos analisam questões uma vez que o período de defeso, o tamanho mínimo para conquista e as particularidades da reprodução da lagosta na costa capixaba. Os pesquisadores verificam se as normas nacionais, baseadas nas características do Nordeste, se aplicam à veras do Espírito Santo ou se é necessário adequá-las ao contexto lugar. Ou por outra, o projeto envolve ações de campo, conscientização de pescadores e avaliação da validade de embarcações e equipamentos.
O evento contará com a participação de representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), da Seag e de organizações do setor, que debaterão o tema em mesa-redonda e responderão dúvidas dos pescadores sobre a atividade.
“Esse seminário, que integra as ações do projeto, é um a forma de repassarmos aos pescadores as informações sobre o que está sendo estudado. Será também um espaço para troca de experiências e promoção de práticas responsáveis e sustentáveis, com foco na garantia da legalidade da pesca da lagosta e, de modo geral, no fortalecimento da atividade pesqueira no Espírito Santo”, explica a extensionista do Incaper, Gláucia Praxedes, que coordena o projeto.
Serviço
Seminário da Pesca Sul Capixaba: Desafios e Perspectivas
Quando: 04/12/2024
Sítio: Auditório da Secretaria Municipal de Instrução, Estrada das Cancelas, n° 111, Cumeeira Lagoa Fundíbulo – Marataízes.
Matrícula: https://forms.gle/fvjvJqTqeFrozBJq7
Programação:
7h30: Recepção e credenciamento
8h30: Lisura solene
9h: Devolutiva do Projeto:
“Avaliação dos impactos socioeconômicos e ambientais gerados pelas Instruções Normativas nº 138/2006 e 54/2019, que estabelecem os tamanhos mínimos de captura e período de defeso da lagosta” – Apresentação: IFES – Campus Piúma
9h40: Coffee break
10h: Mesa-redonda sobre a lagosta
Moderativo: Jones Santander Neto (IFES – Campus Piúma)
Convidados:
Adayse Bossolani (Coordenação Universal de Gestão Participativa Costeiro-Marinha, MPA)
Diogo Nunes (Departamento de Inclusão Produtiva e Inovação, MPA)
Nilamon Leite (Gestão Pesqueira da Lagosta)
Raul Fernandes Simões (Presidente da Associação de Pescadores de Pontal)
12h: Almoço
13h30: Palestra: Atuação do MPA na pesca artesanal – Adayse Bossolani
14h20: Palestra: Pesca Responsável – Antônio Carlos Cavalcanti de Souza (SEAG)
15h10: Coffee break
15h30: Apresentação: PESCA + ES: Projecto Estadual para o Fortalecimento da Pesca no Espírito Santo – José Alejandro García-Prado (SEAG) e Victor Hugo Valério (IFES – Campus Piúma)
17h: Fechamento