notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Despedida do Black Sabbath marca fim de uma era no rock mundial
  • Israel e EUA: parceria estratégica impulsionada por inovação e defesa
  • Atuação da Polícia na Colômbia Após Ataque a Senador Miguel Uribe
  • Baleia que moveu 80.000 bitcoins (R$ 47 bilhões) pode ser um hacker Noticias No BR
  • Raro cometa interestelar ilumina o céu do planeta
  • Atualização do Bitcoin: Análise e Perspectivas, o que esperar? Noticias No BR
  • Tragédia no Futebol: Morte de Dois Irmãos Devasta Portugal e Lideranças
  • Investigador diz que 920 hackers norte-coreanos estão empregados na indústria e chama empresas de negligentes Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Irã utiliza criminosos para realizar vigilância sobre opositores

Irã utiliza criminosos para realizar vigilância sobre opositores

Escrito por Mundo27 de novembro de 2024Updated:27 de novembro de 2024Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Nos últimos anos, o Irã tem intensificado suas atividades de vigilância e repressão contra dissidentes e opositores políticos, não unicamente em seu território, mas também em países da União Europeia (UE) e no Reino Unificado.

Para realizar tal ato, segundo informações divulgadas por jornais europeus, o regime iraniano, dominador e repressor, tem recorrido até mesmo ao uso de grupos criminosos e agentes infiltrados que ficam responsáveis por monitorar e intimidar iranianos que se opõem à ditadura de Teerã e vivem no exterior. Esta ação expõe a existência de uma rede de espionagem clandestina e de repressão do regime dos aiatolás que se estende além das fronteiras iranianas.

A parceria com criminosos e a infiltração nas comunidades

Confira:

  • 1 A parceria com criminosos e a infiltração nas comunidades
  • 2 Espionagem do dedo e ataques cibernéticos
  • 3 A rede de influências iranianas no exílio
  • 4 Opositores estão assustados

Segundo o think tank Washington Institute, o regime iraniano, através de sua força de perceptibilidade e serviços de sabotagem, estabeleceu uma rede de colaboração com grupos criminosos que atuam no submundo do tráfico de drogas e outras atividades ilícitas, com o objetivo de realizar uma vigilância mais eficiente e, em muitos casos, intimidar suas vítimas. Esse tipo de confederação entre o regime e o submundo do delito não é uma novidade, cita o think tank, mas tem se tornado cada vez mais frequente nos últimos anos, principalmente com o desenvolvimento do número de dissidentes iranianos que têm buscado refúgio na Europa e no Reino Unificado.

De congraçamento com fontes de perceptibilidade, estes grupos criminosos são pagos e orientados para localizar opositores do regime que vivem fora do Irã. As ações, todavia, não se limitam unicamente a interceptações físicas, mas também envolvem vigilância do dedo, hackeamento de dispositivos e até mesmo campanhas de mordacidade contra figuras políticas ou ativistas iranianos exilados. Com a vigilância cada vez mais intensa, o Irã tenta, por meio dessas práticas, desestabilizar e silenciar aqueles que se opõem à teocracia islâmica.

Espionagem do dedo e ataques cibernéticos

Na União Europeia, ativistas que defendem direitos humanos e exilados políticos têm sido cândido de ameaças constantes, e seus meios de notícia, frequentemente, são invadidos ou hackeados para impedir a disseminação de informações contra o regime dos aiatolás.

A natureza dessas operações de vigilância e repressão tem se expandido. Recentemente, segundo o Washington Institute, fontes apontaram que o regime iraniano usou intermediários no Reino Unificado para espionar e ameaçar dissidentes, muitas vezes com o uso de métodos violentos, porquê agressões físicas e sequestros. Isso tem gerado uma crescente preocupação entre autoridades de segurança de diversos países, que agora monitoram de perto essas atividades.

Em outubro, durante a apresentação de um relatório sobre segurança interna, Ken McCallum, patrão do MI5, o serviço de perceptibilidade britânico, disse que desde o homicídio de Mahsa Amini em 2022, o Reino Unificado presenciou uma série de conspirações promovidas pelo regime do Irã “com uma rapidez e escala sem precedentes”.

“Desde janeiro de 2022, em parceria com a polícia, respondemos a 20 conspirações apoiadas pelo Irã, que apresentavam ameaças potencialmente letais para cidadãos britânicos e residentes no Reino Unido”, afirmou McCallum, acrescentando que “[…] os atores estatais iranianos fazem uso extensivo de criminosos como intermediários – de traficantes internacionais de drogas a criminosos de baixo nível” para realizar perseguição contra dissidentes.

“Em dezembro passado, um homem foi preso por espionagem que realizou contra a então sede da organização de mídia Iran International. Detectar criminosos dispostos a serem manipulados por estados tem algumas semelhanças com identificar terroristas em potencial que dançam conforme a música de radicalizadores online. É um desafio familiar. Continuaremos a encontrá-los”, disse McCallum.

Uma das formas mais eficazes de vigilância adotadas pelo Irã tem sido a espionagem digital. O regime islâmico possui uma sofisticada rede de hackers, muitas vezes ligados diretamente ao poder em Teerã, que tem como alvo tanto dissidentes individuais quanto organizações que criticam a ditadura. Por meio de ataques cibernéticos, o regime iraniano consegue acessar dados sensíveis, como documentos pessoais, comunicações privadas e informações de atividades políticas. Esses dados são usados para emboscar os opositores, tanto física quanto psicologicamente, em uma tentativa de silenciá-los.

Além disso, a vigilância cibernética do Irã tem se tornado um problema crescente para as autoridades europeias, já que a tecnologia de hackeamento e monitoramento utilizada pelo país é cada vez mais sofisticada.

A rede de influências iranianas no exílio

Além de suas operações clandestinas, o regime iraniano tem ampliado sua rede de influências no exterior. Isso inclui tanto a manipulação de comunidades iranianas em países ocidentais quanto a infiltração em organizações de direitos humanos. O objetivo é criar uma rede de apoio às suas políticas, ao mesmo tempo que fragmenta e neutraliza os grupos que buscam combater o autoritarismo de Teerã.

Essas ações também incluem o apoio financeiro a certos grupos dentro da diáspora iraniana, oferecendo recursos para reforçar a propaganda governamental ou para manipular a opinião pública. Através dessas táticas, o Irã busca aumentar sua presença internacional e enfraquecer a resistência aos seus métodos repressivos.

Opositores estão assustados

Dissidentes iranianos que vivem no exterior se veem, frequentemente, à mercê de uma vigilância constante. Muitos alegam que suas comunicações são monitoradas e que suas famílias no Irã são ameaçadas. A sensação de insegurança e a constante pressão psicológica fazem parte da vida de muitos opositores que foram forçados a deixar suas casas e viver como exilados.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Em muitos casos, o pavor de represálias é tão possante que alguns dissidentes optam por não se envolver em atividades políticas abertas, limitando suas ações a pequenos grupos e com grande cautela. Outros buscam pedestal das autoridades locais, mas enfrentam o duelo de provar que estão sendo alvos de um regime estrangeiro, o que nem sempre é fácil devido à natureza clandestina dessas operações.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorDeputados propõem PEC do Estabilidade Fiscal
Próximo Post Saiba quais são os bairros mais seguros de São Paulo
Mundo

Veja outras matérias!

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

Ícone de Busca

Senado aprova novas regras para licenciamento ambiental Noticias No BR

EM DESTAQUE
Alta histórica da Selic impacta economia e juros no Brasil

Alta histórica da Selic impacta economia e juros no Brasil

19 de junho de 2025
História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

6 de junho de 2025
Crônicas Políticas: Relatos e Lições

Crônicas Políticas: Relatos e Lições

28 de abril de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Despedida do Black Sabbath marca fim de uma era no rock mundial

Despedida do Black Sabbath marca fim de uma era no rock mundial

5 de julho de 2025
Israel e EUA: parceria estratégica impulsionada por inovação e defesa

Israel e EUA: parceria estratégica impulsionada por inovação e defesa

5 de julho de 2025
Atuação da Polícia na Colômbia Após Ataque a Senador Miguel Uribe

Atuação da Polícia na Colômbia Após Ataque a Senador Miguel Uribe

4 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.