notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Ataque em Washington: uma tragédia marcada por ódio e terrorismo
  • Situação de presos do 8 de janeiro na Argentina revela ameaças e maus-tratos
  • Exploring the Impact of Streaming Services on Traditional Television
  • Projeções apontam crescimento no confinamento de gado no Brasil
  • Senado aprova novas regras para licenciamento ambiental Noticias No BR
  • Baptista Júnior compromete mais Bolsonaro que Freire Gomes Noticias No BR
  • Juiz dos EUA condena violação ao enviar imigrantes para o Sudão do Sul
  • Grupo de advogados solicita investigação contra Moro e Deltan na Lava Jato
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - edição gênica - Edição gênica melhora a digestibilidade do feijoeiro

Edição gênica melhora a digestibilidade do feijoeiro

Escrito por Daiane F. Ola23 de novembro de 2024Updated:23 de novembro de 2024Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Edição gênica melhora a digestibilidade do feijão
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Uma equipe de pesquisadores da Embrapa realizou, pela primeira vez, a edição gênica em feijoeiro para o desenvolvimento de uma novidade variedade com menos fatores antinutricionais, ligados a um grupo de substâncias chamado rafinose, um tipo de constituído espargido por promover desconforto estomacal e flatulência em humanos. Os cientistas conseguiram varar genes relacionados à produção de oligossacarídeos (carboidratos) da família rafinose, a partir do conhecimento do genoma do feijoeiro e do domínio de ferramentas de engenharia genética de sistemas CRISPR ({sigla} em inglês para Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Interespaçadas).

Dois genes do genoma da vegetal foram desativados, de harmonia com os pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijoeiro (GO) em Biologia Molecular Josias Correa e Rosana Vianello, coordenadores do estudo inédito. Vianello conta que a pesquisa analisou os teores de oligossacarídeos do grupo rafinose em diferentes tecidos e fases de desenvolvimento da vegetal de feijoeiro. Essas informações foram avaliadas em relação ao conhecimento já produzido pelo estudo do genoma do feijoeiro, sequenciado há quase dez anos.

O objetivo foi saber o padrão de frase dos genes branco potenciais que estariam por trás da biossíntese de rafinose. Nesse processo, os pesquisadores investigaram o padrão de frase de genes, e dois deles, rafinose e estaquiose – outro oligossacarídeo de difícil digestão –, foram identificados e inativados. Esses genes tiveram sua frase bloqueada, por meio da adaptação de ferramentas de edição gênica de sistemas CRISPR.

Vianello considera que a técnica CRISPR é revolucionária para edição gênica. “No caso de características relacionadas à qualidade tecnológica e nutricional de grãos, a técnica emerge como uma importante ferramenta para editar genes específicos e, com isso, realizar um melhoramento de precisão, abrindo novas perspectivas para o desenvolvimento de variedades mais atrativas para produtores e consumidores”, afirma.

pube
Edicao genica melhora a digestibilidade do feijaoEdicao genica melhora a digestibilidade do feijao

Equipe responsável pelo trabalho: pesquisadores Josias Correa e Rosana Vianello e o bolsista Dener Lucas dos Santos. Foto: Rodrigo Peixoto

Gerações de vegetais editadas

Confira:

  • 1 Gerações de vegetais editadas
    • 1.1
  • 2 Sistema estomacal humano não digere moléculas da família rafinose
  • 3 “Tesoura molecular” para trinchar DNA

Segundo a pesquisadora, a próxima lanço desse estudo, já em curso, é o progressão de gerações de vegetais editadas com os genes da rota de rafinose desativados. Isso implica, em envolvente controlado de lar de vegetação, o plantio de sementes, o desenvolvimento de vegetais, a colheita e o replantio de sementes. A intenção, uma vez que em todo processo de melhoramento genético, é tornar firme a herdabilidade da novidade particularidade.

“A geração editada T0 está produzindo sementes T1. Vamos plantar T1 e esperamos que a edição seja transmitida para a próxima geração. Somente com o avanço das gerações, de T1 para T2 e de T2 para T3, teremos as edições em homozigose (o que torna a característica editada com herdabilidade estável) e poderemos avaliar o fenótipo das plantas (conjunto de características resultante da interação com o ambiente), além de testar linhagens em diferentes locais que poderão se tornar uma nova variedade”, destaca Vianello.

A partir dos testes de fenotipagem é que também poderá ser determinado o quão significativa foi a redução da presença de teores de rafinose no grão de feijoeiro. Todo esse trabalho pode levar ao lançamento de uma variedade editada geneticamente em um período entre cinco a oito anos.

Essa pesquisa faz segmento de um projeto intitulado: “Desenvolvimento e aplicação de novas soluções biotecnológicas no melhoramento genético do feijão-comum”, financiado pelo Juízo Vernáculo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a liderança do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Francisco Aragão.

 

1732350940 77 Edicao genica melhora a digestibilidade do feijao1732350940 77 Edicao genica melhora a digestibilidade do feijao

Sistema estomacal humano não digere moléculas da família rafinose

O feijoeiro é manadeira de aminoácidos, fibras e minerais importantes para a saúde. Apesar disso, o grão, assim uma vez que outros provisões, possui fatores antinutricionais, a exemplo de ácido fítico, taninos e carboidratos do tipo oligossacarídeos, do qual a família da rafinose faz segmento. O sistema estomacal humano não produz as enzimas necessárias para digerir moléculas da família rafinose.

Apesar disso, existem microrganismos no trato intestinal capazes de digeri-la, mas, nesse processo, a levedação pode resultar na produção de dióxido de carbono, hidrogênio e metano, que são componentes causadores de flatulência. Além do feijoeiro, outros provisões que também contêm rafinoses são lentilha, repolho, brócolis, espargo, couve-de-bruxelas e grãos integrais.

Uma das alternativas mais comuns para melhorar a digestão, no caso do feijoeiro, é o que se pode fazer em lar: colocar os grãos de molho de um dia para o outro e trocar a chuva de mergulho. A pesquisa realizada reduz fatores antinutricionais uma vez que as rafinoses, uma vez que houve a eliminação de genes na vegetal que acionam a rota de produção desses compostos.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Foto: Paulo Lanzetta

 

“Tesoura molecular” para trinchar DNA

A engenharia genética ganhou novidade perspectiva a partir de sistemas baseados em CRISPR. O processo de edição de material genético passou a ser mais destro e preciso, abrindo possibilidades para a geração de novos produtos, não somente na alimento, mas também cultivares e bioinsumos que podem ajudar a combater pragas e doenças no campo ou tornar vegetais mais tolerantes ao veranico, por exemplo.

O conhecimento que possibilita usar sistemas CRISPR, uma espécie de guia para as pesquisas atuais, é fruto de um trabalho publicado em 2012 por duas cientistas: Emmanuelle Charpentier, do Instituto Max Planck de Biologia das Infecções, e Jennifer A. Doudna, bioquímica da Universidade da Califórnia.

Elas lançaram uma espécie de passo a passo de uma vez que empregar técnicas baseadas em CRISPR que funcionam uma vez que uma “tesoura”, sendo provável trinchar uma segmento específica do DNA, fazendo com que a célula produza ou não determinadas moléculas. Por desculpa disso, Charpentier e Doudna ganharam o Prêmio Nobel de Química de 2020.





Leia a materia original do artigo

Post AnteriorEthereum Classic está sendo negociado -7,83% aquém de nossa previsão de preço para 28 de novembro de 2024
Próximo Post Furacão pretexto condições extremas em 3 Estados
Daiane F. Ola

Veja outras matérias!

Produção de grãos na safra 2024/25 é de 328,3 milhões de toneladas

Safra de grãos está estimada em 332,9 milhões de toneladas  Noticias No BR

Seminário discute aperfeiçoamento das cooperativas agropecuárias

Seminário discute aperfeiçoamento das cooperativas agropecuárias Noticias No BR

Juçara: o sabor da floresta que fez brotar uma festa!

Juçara: o sabor da floresta que fez brotar uma festa! Noticias No BR

Semana do MEI: mais de 75 cursos gratuitos aos empreendedores do ES

Semana do MEI: mais de 75 cursos gratuitos aos empreendedores do ES Noticias No BR

Nobel da Agricultura vai para brasileira por pesquisas com bioinsumos

Nobel da Agricultura vai para brasileira por pesquisas com bioinsumos Noticias No BR

Caparaó: Sebrae do ES e MG se unem para alavancar o turismo

Caparaó: Sebrae do ES e MG se unem para alavancar o turismo Noticias No BR

Os desafios do abacaxi capixaba

Os desafios do abacaxi capixaba Noticias No BR

Bezerros geneticamente editados nascem pela primeira vez no Brasil

Bezerros geneticamente editados nascem pela primeira vez no Brasil Noticias No BR

Novo sistema produtivo integra pecuária de corte com plantio de teca

Novo sistema produtivo integra pecuária de corte com plantio de teca Noticias No BR

EM DESTAQUE
Como a China utiliza a IA para censurar

Como a China utiliza a IA para censurar

18 de maio de 2025
Como comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

Porquê comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

28 de novembro de 2024
Constituição de 1934: Pilares Históricos

Constituição de 1934: Pilares Históricos

7 de março de 2025
Ícone Notícias

Quanto vai custar o pedágio na BR-277 no oeste do Paraná

20 de dezembro de 2024
Ícone Notícias

José Dirceu, ficha-limpa graças ao STF

29 de outubro de 2024
NOVIDADES
Ataque em Washington: uma tragédia marcada por ódio e terrorismo

Ataque em Washington: uma tragédia marcada por ódio e terrorismo

22 de maio de 2025
Situação de presos do 8 de janeiro na Argentina revela ameaças e maus-tratos

Situação de presos do 8 de janeiro na Argentina revela ameaças e maus-tratos

22 de maio de 2025
Exploring the Impact of Streaming Services on Traditional Television

Exploring the Impact of Streaming Services on Traditional Television

22 de maio de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.