Vai chover no Brasil. Conforme a previsão do tempo divulgada neste domingo, 17, pela empresa Meteoradoboa segmento do país vai ter de mourejar com chuvas intensas e tempestades no transcurso dos próximos dias. Isso se dará em razão da passagem de uma novidade frente fria.
De congraçamento com a meteorologia, a frente fria que atua sobre o Uruguai vai seguir sobre as regiões Sul e Sudeste no transcurso da semana. O primeiro Estado a sentir o impacto do fenômeno climatológico será o Rio Grande do Sul, que fica na fronteira brasileiro-uruguaia.
Ainda segundo a Meteored, a presença da frente fria — e, consequentemente, de chuvas intensas e tempestades — não será responsável por subtrair as temperaturas, inclusive em cidades gaúchas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
No Sudeste, por exemplo, os reflexos do fenômeno climatológico deverão ser sentidos a partir de quinta-feira, 21. Nesse dia, porém, a frente fria já estará em deslocamento, deixando de atuar sobre o continente e indo rumo ao Oceano Atlântico.
Previsão do tempo com volta da frente fria
Confira, inferior, o resumo da previsão do tempo para os próximos dias. As informações são da Meteored.
Devido à chegada da frente fria, a metade sul gaúcha encara tempestades e chuvas intensas. Enquanto isso, o tempo será firme em Santa Catarina e no Paraná, assim uma vez que em São Paulo. No Sudeste, precipitações devem ocorrer no centro-norte mineiro, no Espírito Santo e na região serrana fluminense. À tarde, os três Estados do Meio-Oeste irão enfrentar pancadas de poderoso intensidade. A chuva também deve ocorrer no Acre, no sul do Amazonas, em Roraima, na metade sul do Pará e no oeste baiano.
A frente fria irá seguir sobre a metade setentrião gaúcha, a totalidade do território catarinense e o oeste e o sudoeste paranaense. Assim, aumentará a possibilidade de chuvas intensas e de tempestades, avisa a Meteored. Já no Sudeste, a previsão do tempo indica precipitações, mas de curta duração, exclusivamente na metade setentrião de Minas Gerais. Além do Sul, chuvas mais abrangentes deverão ocorrer em Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.
A chuva não dará trégua aos três Estados sulistas e em toda a Região Meio-Oeste. A Meteored alerta que há “potencial de transtornos” na região serrana de Santa Catarina, além de trovoadas no oeste e no sudoeste do Paraná. O calor seguirá a predominar o Sudeste, mas com pancadas isoladas em partes de Minas Gerais e de São Paulo. Também chove no oeste da Bahia, além da metade sul do Piauí e do Maranhão. Outrossim, a instabilidade seguirá no Acre, no Amazonas e em Rondônia.
#PrevisãodoTempo
🌬️ Frente fria vai mudar o tempo na Região Sul e traz risco de tempestades e chuvas intensas o RS, SC e o PR.https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f🌦️ Pancadas isoladas continuam no Brasil Meão.
🗞️ + informações na MeteoredBR: https://t.co/nAzR24Endc pic.twitter.com/IQC1GVsRzC
— Meteorado | Tempo.com (@MeteoredBR) 17 de novembro de 2024
Depois de atuar sobre o Sul, que seguirá com boa segmento da região chuvosa, a frente fria vai afetar o Sudeste, informa a Meteored. Choverá também sobre áreas do Meio-Oeste e no oeste do Setentrião do país. Apesar disso, a frente fria vai se trasladar do continente para o Oceano Atlântico — na profundidade da região sudestina.
Os quatro Estados do Sudeste deverão permanecer em alerta para o risco de “eventos muito intensos e volumosos”. Outrossim, as chuvas intensas e as tempestades se farão presente em todo o Meio-Oeste e em boa segmento da Região Setentrião. No Sul, por término, a previsão do tempo indica a ocorrência de chuvas fracas e moderadas no centro-leste tanto de Santa Catarina quanto do Paraná.