notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Câmara aprova projeto para proteger crianças nas redes sociais
  • Sobrevivente do Holocausto relembra horrores nazistas e trajetória
  • Alckmin anuncia igualação nas tarifas dos EUA para aço e alumínio
  • Oposição defende Malafaia e denuncia perseguição no Brasil
  • Paraguai classifica Cartel de los Soles como grupo terrorista
  • Reserva Soberana de Bitcoin no Brasil avança após audiência no Congresso Noticias No BR
  • EUA reforçam pressão militar contra a ditadura de Maduro
  • Esporte sem Firula: programa debate os principais temas do esporte brasileiro
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Jovens da direita devem se fortalecer nos próximos anos

Jovens da direita devem se fortalecer nos próximos anos

Escrito por República10 de novembro de 2024Updated:16 de novembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Apesar de perderem as eleições municipais em suas respectivas cidades, o deputado federalista André Fernandes (PL-CE) e o deputado estadual Bruno Engler (PL-MG) mostraram que a direita brasileira deve apostar em candidaturas mais jovens uma vez que estratégia eleitoral para os próximos anos. Ambos possuem menos de 30 anos e chegaram ao segundo vez contra candidatos mais velhos.

Nas eleições de 2024, Fernandes, de 26 anos, disputou a eleição para a prefeitura de Fortaleza contra o deputado estadual Evandro Leitão (PT), de 57, e ficou em segundo lugar. O candidato do PL recebeu 49,62% dos votos válidos, enquanto o petista obteve 50,38%. Em Belo Horizonte, Engler, de 27 anos, conquistou 46,27% dos votos, mas o atual prefeito Fuad Noman (PSD), de 77, recebeu 53,73% dos votos válidos e foi reeleito.

Ao comentar a situação da capital cearense, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) minimizou a roteiro e ressaltou a idade de André Fernandes uma vez que um tanto positivo. “Fico muito feliz de ver uma jovem liderança de direita despontando no Nordeste”, disse Bolsonaro durante entrevista coletiva de prensa no Senado, em 30 de outubro.

A expectativa é de que ambos disputem cargos em 2026. No caso de André Fernandes, o deputado federalista afirmou que quer disputar o governo do Ceará nas eleições gerais, mas não poderá concorrer devido à idade. Em 2026, ele terá 28 anos. A legislação determina que o candidato a governador deve ter, no mínimo, 35 anos.

Posteriormente ser derrotado em Belo Horizonte, Bruno Engler ainda não comentou sobre seu horizonte político. A expectativa, entretanto, é de que o parlamentar tente a reeleição à Parlamento Legislativa de Minas Gerais (ALMG) ou tente uma vaga na Câmara dos Deputados.

Centrão e direita avançam nas candidaturas jovens

Mas o que os números mostram sobre o desempenho da juventude de direita nessas eleições? De entendimento com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Partido Liberal elegeu 331 vereadores entre 18 e 29 anos. Em 2020, a {sigla} havia conquistado 249 assentos nos legislativos municipais.

No quadro universal, entretanto, o Centrão predomina no número de vereadores jovens. Confira:

Vereadores eleitos de 18 a 29 anos em 2024:

  • MDB: 479
  • PP: 418
  • PSD: 391
  • PL: 331
  • União: 322
  • Republicanos: 271
  • PSB: 225
  • PT: 205
  • PSDB: 164
  • PDT: 130

Dentre o número obtido pelo PL, a eleição de Lucas Pavanato à Câmara Municipal de São Paulo se destaca. Com somente 26 anos, o mais novo vereador da capital paulista recebeu 161.386 votos no último dia 6 de outubro. Na avaliação do presidente do PL Jovem, Evandro Araújo, a votação de Pavanato é considerada histórica para o partido e para a direita sítio.

“O Lucas Pavanato veio forte, ele é um jovem de posições muito firmes, sem dúvidas uma eleição histórica”, disse. Ele também comentou que as votações em Fortaleza e em Belo Horizonte reforçam a evolução do conservadorismo no país.

“Bruno Engler foi o deputado estadual mais votado da história de Minas Gerais, André Fernandes foi o deputado federal mais votado do Ceará. Ambos são jovens promissores e muito aguerridos. Não vejo como derrota, é apenas o começo. A força da juventude conservadora veio para ficar”, afirmou Araújo.

Progresso de candidaturas jovens é revérbero do interesse de Nikolas Ferreira

A participação do deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG) no processo eleitoral também é vista por analistas uma vez que um fator diferencial para o incremento de candidaturas jovens no partido. Eleito vereador de Belo Horizonte em 2020, o parlamentar ganhou destaque nas redes sociais pelos posicionamentos conservadores e em resguardo do logo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao ser eleito uma vez que o deputado federalista mais votado no Brasil, em 2022, Nikolas passou a trabalhar em pré-candidaturas do PL durante o ano pretérito e chegou a visitar diversas campanhas durante o pleito deste ano, uma vez que as de Engler, Fernandes e Pavanato. Além das candidaturas jovens, ele também apoiou candidaturas de pessoas mais velhas, uma vez que a do deputado federalista Alexandre Ramagem (PL) à prefeitura do Rio de Janeiro.

Na avaliação do investigador político Juan Carlos Arruda, CEO do Ranking dos Políticos, Ferreira se destacou por captar a atenção pública e mobilizar suporte em torno de pautas conservadoras, estabelecendo um novo padrão de notícia com o público jovem.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

“Nikolas trouxe uma nova forma de se comunicar, usando as redes sociais de maneira eficaz, e serviu como inspiração para outros candidatos que compartilham dessa visão política”, explica.

Arruda destaca ainda que essa tendência deve crescer e impactar os rumos da direita no país. Para ele, “a presença jovem continuará a influenciar e a tornar a política mais acessível para uma geração que antes se via alheia a esses espaços”. Esse movimento, conforme Arruda, representa uma transformação importante para o cenário político brasílio.

Esquerda tem estrutura centralizada em Lula; direita descentraliza com influência de Bolsonaro

A utilização de padrinhos políticos em candidaturas jovens é um movimento generalidade na política. Todavia, no caso de Lula e Bolsonaro, a abordagem entre esquerda e direita pode explicar os números de jovens eleitos nas câmaras municipais.

Segundo Adriano Cerqueira, investigador político e professor do Ibmec de Belo Horizonte, enquanto Lula aparenta preservar uma estrutura mais rígida dentro do PT, Bolsonaro parece optar por uma abordagem menos centralizadora, promovendo lideranças e abraçando a competitividade interna.

“Bolsonaro é mais generoso no endosso de candidaturas, em promover lideranças”, observa, destacando o contraste com o ex-presidente Lula. “Lula é muito pouco generoso em lançar novas lideranças e vê qualquer crescimento como uma ameaça ao seu comando no PT”, afirma Cerqueira.

Ele ainda explica que, na esquerda, “o partido é tratado como uma hierarquia, onde uma liderança se afirma e acaba se estabelecendo um culto a essa figura”, enquanto, na direita, o envolvente tende a ser mais “concorrencial, sem uma demanda tão forte por controle rígido”.

Ainda assim, Bolsonaro manifestou seu posicionamento na semana passada sobre seu papel na direita. Em coletiva de prensa no Senado Federalista, em 29 de outubro, o ex-presidente disse que um movimento de direita sem sua presença seria uma “utopia”.

“Esses caras juntam quantas pessoas no aeroporto, num bate-papo em qualquer lugar do Brasil? Não sabem a linguagem do povo. É uma utopia. Todos que tentaram se arvorar como líder através de likes ou de lacrações nunca chegaram a lugar nenhum”, afirmou Bolsonaro.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorTRON está sendo negociado 17,15% supra de nossa previsão de preço para 15 de novembro de 2024
Próximo Post Técnico de enfermagem é morto por colega indígena em Roraima
República

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Populismo: O Discurso que Conquista

Populismo: O Discurso que Conquista

3 de março de 2025
Tecnologias emergentes transformam politica

Tecnologias emergentes transformam política, economia e sociedade no Brasil

9 de agosto de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
NOVIDADES
Câmara aprova projeto para proteger crianças nas redes sociais

Câmara aprova projeto para proteger crianças nas redes sociais

21 de agosto de 2025
Sobrevivente do Holocausto relembra horrores nazistas e trajetória

Sobrevivente do Holocausto relembra horrores nazistas e trajetória

20 de agosto de 2025
Alckmin anuncia igualação nas tarifas dos EUA para aço e alumínio

Alckmin anuncia igualação nas tarifas dos EUA para aço e alumínio

20 de agosto de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.