Com o objetivo promover a internacionalização de marcas brasileiras de mobiliário e incrementar as exportações do setor, o projeto Brazilian Furniture terá um 2024 movimentado. A iniciativa levará marcas e designers brazucas para ações distribuídas por América do Norte, Europa e Ásia de olho em ampliar oportunidades de engajamento com compradores internacionais e novos mercados consumidores para os produtos brasileiros.
A proposta de fomento e promoção comercial é encabeçada pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e tem um norte: destacar o Brasil como potência em design e produção de mobiliário no cenário global, com vocação sustentável, inovadora e de excelência produtiva.
Sexto maior produtor de móveis do mundo, o setor moveleiro nacional exporta para cerca de 180 países.
No primeiro semestre, o cronograma de ações do projeto Brazilian Furniture gira em torno dos maiores eventos mundiais do segmento. Já em janeiro, entre os dias 14 e 18, está prevista participação na IMM (Internationale Möbelmesse), uma das principais feiras moveleiras do globo, em Colônia, na Alemanha.
Entre 14 e 17 de fevereiro a agenda é no México, considerado mercado potencial em crescimento. Por lá a presença será Expo Mueble, em Guadalajara, com perspectiva por atrair não só o mercado mexicano, mas também compradores estratégicos de todas as Américas (Norte, Sul e Central), fortalecendo laços comerciais na região.
Abril será marcado pela tradicionalíssima Semana de Design de Milão, com participação de peso. O espaço expositivo e as ações promovidas durante o Salone del Mobile e o Fuorisalone são considerados pelas entidades como “a mais importante vitrine para o potencial da indústria e do design brasileiro”.
Além de estandes exclusivos dentro da feira, o projeto promoverá outras atividades, tanto nos pavilhões do Rho Fiera quanto em distritos de design espalhados pela cidade, entre os dias 15 e 21 de abril.
Da Itália o projeto segue para os Estados Unidos, maior parceiro comercial da indústria brasileira de móveis. Em solo norte-americano, a agenda é focada na ICFF (International Contemporary Furniture Fair), feira internacional de mobiliário contemporâneo de Nova York. Entre os dias 16 e 21 de maio o objetivo será estreitar laços estratégicos e posicionar as empresas brasileiras entre os grandes players globais.
Para o segunda metade de 2024, o foco do projeto no exterior está voltado a missões comerciais. São três já previstas: Oriente Médio e Índia, em agosto, e Chile, em setembro.
Na avaliação de Abimóvel e ApexBrasil, os destinos escolhidos se apresentam como mercados estratégicos para a indústria moveleira nacional e também para outros setores produtivos.
O Oriente Médio se destaca em função da demanda e do alto poder aquisitivo da região. A Índia chama a atenção por suas características demográficas – marcadamente as crescentes classes média e alta, que impulsionam a economia local do país mais populoso do mundo. Já o Chile é visto como uma das economias mais proeminentes da América do Sul, além de surgir como porta de entrada e distribuição para outros países da região.
Além das ações no exterior, o cronograma do projeto Brazilian Furniture conta ainda com agendas dentro do Brasil.
Com o objetivo de proporcionar abertura para novos mercados e atrair visitantes estrangeiros para eventos nacionais do setor serão duas edições do chamado Projeto Comprador, durante a Movelpar (em Arapongas/PR) e a ForMóbile (São Paulo/SP), em janeiro e julho, respectivamente. A iniciativa busca conectar compradores estrangeiros interessados nos produtos brasileiros com empresas nacionais participantes.
Por fim, o Brazilian Furniture vai integrar a programação da DW!, em São Paulo, com a primeira edição do encontro “Mulheres e Conexões”, com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, da Confederação Nacional da Indústria, entre outros. A iniciativa promete reunir importantes nomes femininos do setor moveleiro e do design para discutir sobre equidade e participação das mulheres na indústria e no mercado.
Atualmente o projeto de internacionalização Brazilian Furniture reúne cerca de 150 empresas que têm acesso a informações de inteligência comercial e competitiva, feiras e missões comerciais internacionais, projetos e programas voltados à visibilidade e promoção comercial no exterior.