A edição deste ano da feira, reconhecida entre as principais do calendário europeu e internacional, é especial: celebra 30 anos da mostra francesa com o tema TECH EDEN, mistura de natureza e tecnologia com o objetivo de reimaginar o conceito de sustentabilidade para uma nova visão de futuro.
Com 2.519 expositores – dos quais 600 são estreantes –, 15 setores e duas áreas com novidades no varejo e na decoração, a Maison & Objet abrange produtos de lifestyle, decoração, acessórios para casa, design de interiores, fragrâncias, artes, entre outros, e tem como públicos-alvo os setores de varejo, residencial e hotelaria.
Para apresentar os desejos e tendências emergentes no mercado, What’s new? são espaços que reúnem uma seleção de produtos de diversos expositores participantes desta primeira edição do ano da Maison & Objet – a segunda será realizada em setembro.
Na categoria de varejo, o espaço Supersoft será palco para uma série de bate-papos concebidos pelo especialista em previsão François Delclaux e pela BETC Design, empresa de consultoria estratégica. As discussões serão dedicadas às soluções mais eficazes do setor e às melhores práticas para se aproveitar ao máximo o espaço comercial das marcas.
Seguindo o tema da 30ª edição da feira, o estande traz projeto de arquitetura que contempla materiais naturais, design biofílico e formas orgânicas que também dão ênfase aos lançamentos em produtos.
Já no espaço de decoração, a proposta é trazer uma visão de futuro do design de interiores com a natureza dando o tom. Assinado por Elizabeth Leriche, especialista em tendências, cenografia e direção criativa, o ambiente apresenta estilos e novidades em itens para os visitantes. O projeto teve como inspiração três locais primordiais do planeta Terra de forma onírica: os desertos, com seus tons terrosos, os oceanos, com a transparência das águas, a fluidez das algas e as cores vivas dos corais, e, por fim, o mundo botânico imerso na clorofila, com o calor tropical, o frescor das matas e a imensidão da floresta primitiva, fazendo com que as cores e os materiais utilizados apresentem uma visão do design de interiores de amanhã com foco na biofilia futurista.
Anualmente, a mostra elege o designer do ano da Maison & Objet, título concedido em 2024 ao francês Mathieu Lehanneur.
Conhecido por sua versatilidade e criatividade ao integrar arte, design, ciência e tecnologia, Lehanneur apresenta o projeto “Outonomy”: uma cabana autossuficiente e independente, que combina tecnologia e soluções para as nossas necessidades. Segundo o designer, a instalação fala de “voo, decolagem, respiração, vida”, um espaço nostálgico e abstrato dominado pela cor amarela que busca responder a pergunta: “do que eu realmente preciso?”.