Entre os dias 18 e 22 de janeiro, Paris foi a capital do design com a realização da Maison&Objet, que celebra 30 anos em 2024. A edição comemorativa deste que é um dos principais eventos do setor teve como tema TECH EDEN, numa proposta na qual tecnologia e natureza coexistem em equilíbrio. A partir dele, a feira apresentou produtos e lançamentos com muitas cores, formas e biofilia futurista.
Talentos em ascensão também foram revelados nesta 30ª edição da feira – foram 600 estreantes -, que proporcionou oportunidades de negócio e interações criativas entre os profissionais do design, da decoração e do lifestyle, jogando luz sobre as tendências e os novos caminhos criativos do setor.
Confira na seleção de HAUS os destaques da 30ª edição da Maison&Objet que estarão em alta durante o ano de 2024:
Sem dúvidas, cores vibrantes foram protagonistas na feira. Seja nos estandes ou nos próprios produtos, as cores dominaram essa edição e mostraram que vieram para ficar. O minimalismo cede espaço para uma explosão de criatividade, na qual ambientes ganham vida por meio de elementos visuais e táteis.
A tendência é deixar para trás a monocromia e apostar em paletas vibrantes e ousadas. Cores intensas e saturadas ganham destaque, trazendo vitalidade e energia aos ambientes. A mistura de tonalidades inesperadas e contrastantes cria composições dinâmicas, proporcionando impacto visual que instiga a criatividade e estimula os sentidos.
Assim como as cores, as texturas não economizaram na discrição. Papeis de parede com estampas que chamam a atenção se apresentam como aposta de revestimento – e com bastante personalidade – para 2024.
No What’s New? In Decor, espaço de estilos e novidades em itens do setor para visitantes da feira, assinado por Elizabeth Leriche, as texturas das paredes transformaram a superfície em experiências visuais e imersivas, provocando a sensação de biofilia futurista do tema deste ano da Maison&Objet.
Além disso, as estampas e o modo de fazer também apareceram como protagonistas da decoração atual. Seja por meio de padrões geométricos ousados, florais vibrantes ou inspirações étnicas, as estampas adicionam energia aos ambientes. Elas não apenas decoram, mas contam histórias e refletem a personalidade dos ocupantes, tornando cada espaço único e envolvente.
As peças expostas nesta edição da feira pareciam ter sido criadas por algum software de Inteligência Artificial. Com formas orgânicas não tão óbvias, móveis e acessórios de decoração com design inusitados, como mesas com pés incomuns, contribuem para uma atmosfera futurística, mas também ancestral.
Com as novas tecnologias e a natureza existindo em harmonia, a capacidade de invenção e adaptação do design estimula a criatividade, a sociabilidade e o bem-estar emocional. Uma visão otimista que contribui para a criação de um décor divertido que permeia o cotidiano de maneiras inovadoras e surpreendentes.