Nesta terça-feira, 22, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu o prêmio Sancho Pança.
A honraria é dada a pessoas que mantiveram fidelidade à “defesa da ética, da Justiça e dos direitos à cidadania”. Esse feito é atribuído ao troféu Dom Quixote, que Moraes recebeu recentemente. Portanto, só ganha o Sancho Pança quem já obteve o Dom Quixote.
O juiz do STF, contudo, não foi o único homenageado na noite de celebração no Salão Branco do STF. Além de Moraes, outros magistrados do tribunal receberam estatuetas, entre eles, Cristiano Zanin, e também desembargadores de diversos tribunais, contemplados com medalhas.
Os presidentes Arthur Lira (Câmara) e Rodrigo Pacheco (Senado) foram agraciados com o Dom Quixote. Lira retirou o prêmio, pessoalmente. Pacheco, porém, não compareceu.
Prêmio recebido por Alexandre de Moraes e outras autoridades
Concebidos pela revista Justiça & Cidadania, especializada em Judiciário, os nomes dos prêmios fazem referência à obra Dom Quixote de la Mancha, publicada pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes, em 1605.
O personagem principal, Dom Quixote, é um homem de meia-idade que, ao longo da trama, tenta realizar uma fantasia de se tornar um cavaleiro baseado na busca pela Justiça.
Sancho Pança é escudeiro dele, que possui uma postura mais racional, porém, o acompanha como um gesto de fidelidade.
Leia também: “Três injustiças supremas”, reportagem publicada na Edição 239 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].