Debates sobre o aquecimento global, desperdício de matérias-primas e sustentabilidade têm ganhado cada vez mais força tanto na esfera pública quanto na privada. A crescente conscientização sobre as mudanças climáticas e seus impactos aumentou a demanda por ações efetivas para reverter – ou ao menos amenizar – o quadro atual do planeta.
No âmbito da arquitetura e dos projetos de interiores, além da atenção aos sistemas e materiais construtivos adotados, o consumo consciente de peças de mobiliário, decoração e eletrodomésticos com características sustentáveis (matérias-primas reutilizadas ou recicláveis, descarte facilitado, logística reversa) é um caminho para se contribuir para o atingimento desse objetivo global. E, por muitas vezes, também traz outros benefícios diretos aos consumidores.
Um exemplo é a ação realizada desde a última segunda-feira (22) pela varejista catarinense Lojas Koerich em parceria com a Consul e a Brastemp. Batizada “Troca Fácil”, a campanha oferece descontos de R$ 200 a R$ 600 para a compra de eletrodomésticos novos (geladeiras e lava-roupas) e com maior eficiência energética, em troca de equipamentos antigos, que entram como parte do pagamento dos novos. Alguns itens oferecem ainda a oportunidade do cliente receber cashback na aquisição de novos produtos. O objetivo é incentivar práticas sustentáveis e mitigar os impactos ambientais.
“Nosso objetivo é estarmos cada vez mais conectados com os nossos consumidores e atendendo as demandas de mercado. Assim, unimos forças com as fabricantes e entregamos facilidade e impacto financeiro ao consumidor, além de contribuirmos para o descarte correto dos equipamentos. A iniciativa vai ao encontro de ações em prol da sustentabilidade”, reforça Eduardo Koerich, diretor comercial das Lojas Koerich, que sugere a ampliação de ações de logística reversa no mercado, nas mais variadas áreas, como forma de contribuir para a redução do impacto ambiental das atividades.