Ao longo dos próximos dias, as condições atmosféricas permanecerão instáveis sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nesta quinta-feira, 24, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de tempestades, com possibilidade de chuvas de até 100 mm por dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.
De acordo com o site Meteored, as tempestades que atingem a porção central do Brasil nos próximos dias geram risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nesta sexta-feira, 25, há possibilidade de formação de chuva em praticamente todos os Estados do Centro-Oeste e do Sudeste ao longo do dia. Os acumulados devem ser particularmente expressivos em São Paulo. As tempestades se formarão em praticamente todo o Estado, inclusive na capital paulista.
As regiões que não devem registrar chuvas expressivas são o noroeste de Mato Grosso, o norte de Goiás e os arredores do Vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Além disso, o Espírito Santo só registrará chuvas no extremo sul do Estado.
Tempestades atingem o Sudeste e Centro-Oeste no fim de semana
Ao longo do sábado 26, pancadas de chuva se formam novamente em todos os Estados, especialmente durante a tarde. Previsões mostram que, até o fim do dia, as tempestades devem se espalhar e podem atingir os municípios e regiões que não haviam registrado chuva na sexta-feira.
Leia também: “Alerta vermelho: Inmet prevê grande perigo de tempestade”
Durante o domingo 27, nebulosidade intensa continua se formando em todo o Sudeste e Centro-Oeste e, novamente, há risco de pancadas de chuva e tempestades em todos os Estados. Os acumulados mais expressivos vão se formar entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
As regiões menos atingidas pela chuva serão o extremo noroeste de Mato Grosso, extremo norte de Goiás, extremo noroeste de Minas Gerais (que abrange parte de Jequitinhonha e Vale do Mucuri) e o litoral norte do Espírito Santo.
Por causa da grande formação de nebulosidade e chuva, as temperaturas máximas permanecem amenas em todo o Sudeste e Centro-Oeste. De modo geral, os termômetros ficam abaixo dos 35°C. Ao leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, alguns municípios permanecem com temperaturas abaixo dos 25°C.
Leia mais: “São Paulo ainda tem 36 mil imóveis sem luz depois de temporal”
Ainda assim, as temperaturas mínimas não atingem valores extremamente baixos e devem ficar em torno de 20°C a 25°C. As temperaturas permanecerão estáveis e com pouca variabilidade ao longo do fim de semana.